PUBLICIDADE

Drone do Facebook faz segundo voo bem-sucedido

Aeronave integra o projeto Áquila, que pretende levar internet a lugares afastados e sem acesso à conexão banda larga

Por Redação Link
Atualização:
Drone do Facebook faz parte de projeto que pretende levar internet para áreas sem acesso à conexão banda-larga. Foto: Reuters

O Facebook anunciou nesta terça-feira, 29, que o seu drone Áquila conseguiu realizar um segundo voo com sucesso em 22 de maio. A aeronave faz parte do projeto que pretende levar internet gratuita para lugares distantes e sem acesso à banda larga. O drone voou por 1h46 minutos e pousou tranquilamente no local planejado, de acordo com a companhia.

PUBLICIDADE

O primeiro teste bem-sucedido de voo do drone aconteceu em julho de 2016. Para o voo atual, algumas mudanças foram feitas na aeronave com base no que foi aprendido no ano passado.

Foram adicionados aerofólios (spoilers) nas asas, para ajudar a aumentar resistência e reduzir a altitude do drone durante o pouso, além de um mecanismo de parada horizontal da hélice para melhorar a aterrissagem. O acabamento da aeronave foi refinado e o software de piloto-automático sofreu alterações. Novos rádios de comunicação foram integrados ao sistema, que também ganhou centenas de sensores para registrar novos dados sobre o voo.

O segundo voo do Áquila aconteceu após o nascer do sol do dia 22 de maio. Foto: Facebook

A equipe do Áquila chegou ao portão do Yuma Proving Ground (YPG) no Arizona à 0h30 para acertar os detalhes. Às 5h27, o Sol já estava nascendo e a aeronave já tinha passado por todos os testes. O sinal de rádio para banda de internet funcionava bem, as superfícies de controle estavam corretas, e os quatro motores responderam bem aos comandos.

Depois dessas análises iniciais, a equipe esperou por condições favoráveis de vento para lançar a aeronave. O lançamento foi normal e os sistemas funcionaram bem. O drone subiu 180 pés por minuto, quase duas vezes mais rápido do que no primeiro voo, o que os engenheiros atribuíram ao acabamento mais suave. A equipe do projeto vai fazer novos ajustes no drone com base no desempenho durante este segundo voo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.