Em visita à Alemanha, Sheryl Sandberg diz que Facebook não fará carros

Empresa está participando do Salão do Automóvel de Frankfurt; ontem, executiva anunciou nova política de responsabilidade com discurso de ódio

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook, na abertura do Salão do Automóvel de Frankfurt Foto: Reuters/Ralph Orlowski

A diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, em visita nesta semana à Alemanha, fez um aceno à indústria automotiva do país nesta quinta-feira, 14, dizendo às poderosas montadoras locais que a maior rede social do mundo não quer competir com elas.

PUBLICIDADE

“Eu tenho uma boa notícia. Somos a única empresa no Vale do Silício que não está construindo um carro”, afirmou Sandberg, recebendo risos e aplausos na cerimônia de abertura do Salão do Automóvel de Frankfurt, onde conheceu a chanceler alemã Angela Merkel.

O Facebook está patrocinando um “novo mundo da mobilidade” no Salão de Frankfurt, que reúne fabricantes de automóveis, empresas de tecnologia e startups em áreas como a de veículos autônomos e carros elétricos.

A visita de Sandberg à Alemanha acontece após o parlamento do país aprovar uma lei em junho para aplicar multas de até US$ 59 milhões às redes sociais se não conseguirem remover postagens odiosas prontamente.

Na quarta-feira, quando Sandberg participava de uma conferência de marketing na Alemanha, o Facebook reforçou as regras sobre quem pode ganhar dinheiro com anúncios em sua plataforma para dificultar os ganhos de fornecedores de notícias falsas e manchetes sensacionalistas.

A rede social também informou na ocasião que intensificaria o monitoramento de discurso de ódio, contratando 3 mil revisores de conteúdo para quase dobrar o tamanho de sua equipe existente.

“Nós assumimos nossa responsabilidade com as pessoas que usam nossos produtos, com os países em que trabalhamos como a Alemanha, e com a sociedade em geral, muito seriamente”, disse Sandberg nesta quinta-feira.

Publicidade

Sandberg anunciou que o Facebook vai se juntar a um projeto de teste de mobilidade urbana em Munique com fabricantes de automóveis e startups. Segundo ela, a rede social também patrocinará uma nova universidade em Berlim focada no desenvolvimento de produtos digitais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.