Empresa de telefonia da SoftBank abrirá capital, diz jornal

O braço de telefonia móvel do grupo SoftBank será listado em bolsa no primeiro semestre desse ano

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
Grupo japonês Sofbankirá investir em plataforma alemã de revenda de carros pela internet, diz fonte Foto: Issei Kato/Reuters

TOKYO- A SoftBank Group Corp planeja lançar em bolsa sua unidade central de telefonia móvel em Tóquio e no exterior. O IPO deve acontecer nesta primavera e criará cerca de 2 trilhões de ienes (US $ 18 bilhões) em uma das maiores ofertas públicas iniciais do Japão, disse o jornal Nikkei.

PUBLICIDADE

A lista em bolsa teria como objetivo dar autonomia à unidade de telefonia móvel dogrupo que se tornou mais uma empresa de investimentos internacionais nos últimos anos, disse o jornal. O SoftBank usaria o produto para investir no crescimento, como a compra de empresas estrangeiras de tecnologia da informação, disse o Nikkei.

"O futuro do SoftBank se concentrará menos no negócio de telefonia móvel e mais na alocação de dinheiro para construir o maior portfólio mundial de investimentos em tecnologias e modelos de negócios futuros", disse Erik Gordon, professor da Ross School of Business da Universidade da Michigan.

"Faz sentido girar o negócio do telefone móvel usando uma oferta pública que deixaria o SoftBank no controle e proporcionaria ao SoftBank mais dinheiro para prosseguir sua estratégia de investir em empresas com perspectivas de crescimento potencialmente elevadas", disse Gordon por e-mail. "É uma forma de obter capital sem adicionar dívidas ou diluir os interesses de SoftBank nas empresas em crescimento".

O IPO rivalizaria com a lista de 2,2 trilhões de ienes de Nippon Telegraph e Telephone Corp (9432.T) em tamanho, disse. Os funcionários do SoftBank não comentaram a reportagem.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.