Eric Schmidt deixará a presidência do conselho de dona do Google

Há 17 anos na empresa, Schmidt seguirá atuando como conselheiro técnico e científico para a Alphabet; segundo companhia, presidência do conselho será ocupada por 'não executivo'

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
Schmidt foi presidente-executivo do Google durante 10 anos Foto: Divulgação

A Alphabet, holding que controla o Google, anunciou nesta quinta-feira, 21, a saída de Eric Schmidt da presidência do conselho da empresa. Há 17 anos na empresa, Schmidt já foi seu presidente executivo e ocupava o atual cargo desde 2011, quando foi substituído por Larry Page, cofundador do Google ao lado de Sergey Brin.

PUBLICIDADE

Segundo o comunicado da Alphabet, o executivo seguirá como conselheiro técnico e científico da empresa – seu substituto ainda não foi anunciado, mas, de acordo com o texto, será um "presidente de conselho não executivo". Schmidt tem 62 anos e, segundo a agência de notícias Bloomberg, possui 1,3% de participação na companhia.

"Eu, Larry, Sergey e Sundar [Pichai, atual presidente executivo do Google] acreditamos que o tempo correto na Alphabet para fazer essa transição", disse Schmidt, na nota. "Nos últimos anos, passei muito de meu tempo pensando sobre ciência e tecnologia, relacionadas à filantropia, e planejo continuar esse trabalho." 

Schmidt liderou o Google em sua fase de abertura de capital e expansão – quando deixou o comando da empresa, em janeiro de 2011, ela já valia US$ 190 bilhões. "Eric nos brindou com uma grande visão sobre o futuro da tecnologia. Agora, ele nos ajudará como conselheiro", disse Larry Page, no comunicado. 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.