PUBLICIDADE

Espanha e Brasil devem lançar cabo submarino de fibra ótica até 2019

Cabo submarino terá 9,2 mil km de extensão e capacidade de 72 Terabytes por segundo

Por Agências
Atualização:
O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, anunciou que o cabo submarino terá9,2 mil km de extensão e capacidade de 72-terabytes por segundo Foto: REUTERS/Nacho Doce

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e o ministro brasileiro do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, anunciaram nesta terça-feira, 25, que o cabo submarino de fibra ótica que liga os dois países deverá ficar pronto até 2019. Desenvolvido pela Alcatel Submarine Networks, o cabo oferecerá serviços online e em nuvem mais rápidos para os cidadãos da Espanha e Brasil, além de levar a dependência de comunicações para além da América do Norte.

PUBLICIDADE

Chamado de EllaLink, o cabo submarino terá 9,2 mil quilômetros de extensão e capacidade de 72 terabytes por segundo (Tbps). Ele conectará data centers em Madri e São Paulo, usando anéis de fibra blindada. As autoridades presentes ainda acrescentaram que o cabo também ligará arquipélagos da Madeira, as Ilhas Canárias da Espanha e Cabo Verde da África ao longo da rota.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, disse que a obra para construir o primeiro cabo submarino de fibra óptica ligando a Europa ao Brasil deve ajudar a melhorar segurança e privacidade dos dados, por redirecionar chamadas e navegação pela internet para longe do alcance dos EUA.

A ideia de lançar um cabo submarino entr o Brasil e a Europa, sem passagem pelos Estados Unidos, ganhou força quase quatro anos após a ex-presidente Dilma Rousseff e outros autoridades terem sido alvos de espionagem pessoal e econômica por agências de inteligência dos EUA.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.