PUBLICIDADE

Ex-presidente do Uber, Travis Kalanick lança fundo de investimentos

Chamado de 10100, fundo vai focar em imóveis, comércio eletrônico e inovação na China e na Índia, disse o empreendedor em sua conta no Twitter

Por Agências
Atualização:
O cofundador do Uber, Travis Kalanick Foto: REUTERS/Danny Moloshok

Travis Kalanick, o polêmico cofundador e ex-presidente executivo do Uber, anunciou ontem a criação de um fundo de investimentos chamado 10100 (pronuncia-se “dez-cem”, segundo o empreendedor). O anúncio foi feito a partir de uma publicação de Kalanick em sua conta no Twitter. 

PUBLICIDADE

Segundo Kalanick, as principais áreas de investimento do 10100 serão os setores imobiliário de comércio eletrônico e inovação que está acontecendo na China e na Índia. “Já nossos esforços não lucrativos vão focar em educação e no futuro das cidades”, explicou.  No texto, Kalanick disse ainda que o fundo é resultado de muitas conversas com investidores e pessoas no Vale do Silício desde que deixou o Uber. 

O fundo é a primeira iniciativa pública em que Kalanick se envolve desde que deixou o cargo de presidente executivo do Uber em junho de 2017. Ele renunciou ao cargo após uma série de escândalos vir à tona, incluindo denúncias de assédio sexual de ex-funcionárias da empresa e de uso de software para enganar autoridades e concorrentes.

De lá para cá, Kalanick vendeu 29% das ações que tinha do Uber e recebeu US$ 1,4 bilhão, em uma negociação que envolveu o grupo japonês SoftBank. Especula-se no mercado que os recursos iniciais do 10100 virão dessa transação. 

Além disso, Kalanick teve de depor na Justiça, no caso em que o Google acusava o Uber de roubar tecnologia de carros autônomos. Na ocasião, Kalanick disse que vê a empresa rival como líder no setor e contou como as duas companhias, antes parceiras, acabaram rompendo. 

Significado. No Twitter, muito-se especulou sobre o significado do nome do fundo – duas teorias correntes são de que se trata de uma referência ao Google ou ao número 10 elevado à centésima potência. 

Além disso, 10100 também é uma forma de se escrever 20 no sistema binário de notação, utilizado pelos computadores para processar cálculos. Procurado pela agência de notícias Reuters, Kalanick não respondeu às solicitações de entrevistas. 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.