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França pode investigar domínio de Google e Facebook na publicidade digital

Autoridade de concorrência do país europeu está preocupada com domínio das duas empresas nesse mercado; globalmente, empresas têm 84% das receitas do setor, excetuando a China

Por Agências
Atualização:
Facebook e Google responderam por 84% dos gastos com anúncios em internet fora da China em 2016, segundo dados da consultoria WMedia, da agência WPP. Foto: AP Photo/Mark Lennihan

A autoridade de concorrência da França disse nesta terça-feira, 6, que pode abrir investigação sobre Facebook e Google “nos próximos meses”, após uma avaliação aprofundada concluir que as duas empresas dominam o mercado francês de publicidade online. 

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O órgão regulador informou nesta terça-feira que estudava conduzir uma investigação completa em meio ao crescente escrutínio por parte de autoridades europeias diante de grandes grupos da Internet, cujo tamanho e influência no processo de coleta de dados rapidamente os tornaram gigantes de publicidade.

“O que está claro é a posição excessivamente dominante do Google e do Facebook”, disse a presidente do órgão antitruste francês, Isabelle de Silva.

O relatório da autoridade destacou que as duas empresas agiram tanto na publicação quanto como intermediários técnicos para anúncios, o que dava a elas vantagem competitiva.

“O Facebook é apenas uma opção entre muitas outras para anunciantes alcançarem audiências”, afirmou Delphine Reyre, diretora de políticas da rede social para Europa, por meio de comunicado. Facebook e Google responderam por 84% dos gastos com anúncios em internet fora da China em 2016, segundo dados da consultoria WMedia, da agência WPP. 

A situação é parecida na França. Lá, a internet se tornou o veículo número um para anunciantes, superando a televisão, com mais de um terço dos gastos totais com anúncios em 2017, alta de 3,4% ante 2016.

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