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Fundadores do Snapchat se mostram destemidos em corrida por IPO

O Snapchat, com a oferta pública de ações, é vista como o próximo Facebook ou Google das empresas de tecnologia

Por Agências
Atualização:
O otimismo é grande em relação ao IPO do Snapchat Foto: Reuters

A Snap, responsável pelo aplicativo de mensagens instantâneas Snapchat, é vista por muitos investidores de tecnologia como o próximo Facebook ou Google. Entretanto, seus jovens fundadores estão sendo mais agressivos que seus antecessores na transição de startup para empresa listada em bolsa de valores. 

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Em um momento em que a moda no Vale do Silício é continuar privada tanto quanto possível, a Snap está planejando uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), avaliando a empresa em mais de US$ 20 bilhões. A operação está sendo preparada apenas dois anos após a empresa ter começado a gerar receitas e apesar da companhia tenha muito capital e ampla oportunidade para levantar mais dinheiro em mercados particulares. Espera-se que seja a maior IPO deempresa de tecnologia nos EUA desde a estreia do Facebook, em 2012.

A Snap também está desafiando as convenções ao não trazer uma "supervisão adulta" para ajudar o cofundador e presidente-executivo, Evan Spiegel, de 26 anos, e o cofundador e diretor de tecnologia, Bobby Murphy, de 28 anos, a administrar a companhia.

No entanto, alguns investidores mostram preocupação de que a combinação de uma equipe de administradores inexperientes com uma avaliação de mercado elevada possa ser problemática.

"É claramente uma equipe muito inexperiente, liderando uma empresa que está pedindo duas coisas: uma avaliação gigante e múltiplos agressivos", disse o estrategista de mercado da 55 Capital, Max Wolff. "Uma vez que você começa a pedir aos investidores 30 vezes o valor de seus lucros, a tolerância para erros diminui."

Alguns investidores disseram que o impulso de marketing e a visibilidade que a empresa vem conseguindo com o IPO são cruciais para que o Snapchat obtenha mais usuários fora dos Estados Unidos - e fora de sua base dominante de jovens usuários. O Snapchat disse que tem mais de 150 milhões de usuários ativos diariamente.

Um IPO dará à companhia uma imagem mais madura, que será atraente para os anunciantes, disseram investidores. A Snap anunciou aos investidores que espera que a receita com publicidade alcance a casa de US$ 1 bilhão em 2017, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto.

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