PUBLICIDADE

Google investe US$ 100 milhões em concorrente do Uber na Indonésia

A startup Go-Jek fornece serviços variados na capital do país e passa a valer US$ 4 bilhões com os novos investimentos; fundos e outras empresas também participaram do processo

Por Agências
Atualização:
Entre as atividades do Go-Jek está o serviços de caronas compartilhadas feito por motos na Indonésia Foto: Garry Lotulung/Reuters

O Google investiu cerca de US$ 100 milhões na Go-Jek, uma empresa de serviços por aplicativo que compete com o Uber e o seu maior rival, o Grab, na Indonésia. Junto com os fundos de investimento Temasek – o fundo soberano de Singapura – e Meituan-Dianping, a startup recebeu cerca de US$ 1,2 bilhão em só uma rodada.

PUBLICIDADE

Além do Google e dos dois fundos, o braço de investimentos da Samsung, a Samsung Venture Investment Corp, também teria participado do financiamento, disseram fontes, mas ainda não foi divulgado quanto os outros investidores pagaram individualmente.

Com o investimento no Go-Jek, o Google cresce sua posição de mercado na Ásia. Em setembro, a empresa tinha contratado 2 mil engenheiros tailandeses e também lançado um aplicativo de pagamentos digitais na Índia.

Com a nova rodada de investimentos, o Go-Jek chega a uma avaliação de mercado de cerca de US $ 4 bilhões – já o Grab está avaliado em US$ 6 bilhões do Grab. O Uber, por sua vez, está cotado em US$ 54 bilhões após fechar um acordo com a japonesa SoftBank para a compra de 17,5% de suas ações. 

“Como um investidor estratégico, o Google pode adicionar muito ao negócio da Go-Jek”, disse uma fonte a Reuters. “O desafio do Go-Jek não é como crescer o negócio, mas ter um grande conjunto de recursos para apoiar todos os seus serviços”, afirmou.

Além de oferecer transporte por aplicativo, a startup oferece refeições e entrega de mantimentos até a contratação de limpadores, massagistas e cabeleireiros na capital da Indonésia, Jacarta. A facilidade de pedir vários serviços a um clique de smartphone é o principal atrativo da empresa, que tem cerca de 330 milhões de usuários ativos mensais no Sudesde Asiático, segundo estimativas do próprio Google.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.