*Atualizado às 20h40 de 22 de fevereiro para incluir correções
A gigante do software Microsoft vai começar a cobrar seus produtos no Brasil em moeda local em vez de dólares na próxima segunda-feira nas vendas para o mercado corporativo – até então, a empresa adotava a moeda americana.
A mudança na estratégia de comercialização vale nas revendas especializadas em tecnologia e ocorre devido ao crescimento da adoção de produtos e serviços da empresa baseados em computação em nuvem, segmento que se tornou a prioridade global da empresa nos últimos anos, após o declínio do mercado de PCs.
Em entrevista ao Estado no fim de janeiro, quando revelou o início da comercialização em reais, a presidente da Microsoft Brasil, Paula Bellizia, disse que o Brasil é o mercado de computação em nuvem que mais cresce no mundo. “Com a crise, as empresas estão tentando otimizar custos de sistemas e de infraestrutura”, disse Paula. “Ao usar a nuvem, elas só pagam pela capacidade que usam, sem precisar fazer grandes investimentos antecipados.”
A princípio, a oferta de produtos em reais estará disponível para 80% do portfólio de produtos e serviços da americana disponíveis no Brasil – como os contratos para empresas da suíte de aplicativos Office 365, por exemplo.