PUBLICIDADE

Chinesa Tencent ultrapassa Facebook em valor de mercado

Dona de ativos como o aplicativo WeChat e os jogos Clash Royale e League of Legends, chinesa entra no seleto top 5 das empresas mais valiosas do mundo

Por Agências
Atualização:
O game para celular Clash Royale é um dos produtos mais rentáveis da chinesa Tencent Foto: Reprodução

A gigante chinesa de tecnologia Tencent registrou ganhos impressionantes esta semana e se tornou a primeira empresa chinesa a ser avaliada em mais de US$ 500 bilhões. De quebra, ao conquistar tal marca, a empresa ainda ultrapassou o Facebook como a quinta companhia mais valiosa do mundo.

PUBLICIDADE

O lucro da empresa de rede social e jogos da China saltou com a popularidade de seus jogos para smartphones liderada por títulos como Honour of Kings - um jogo de fantasia e RPG, com tantos usuários ativos quanto a população da Alemanha.

Outro fator que impulsionou o resultado da chinesa foi o aplicativo WeChat, que realiza desde troca de mensagens até pagamentos. No final de setembro, o aplicativo chegou a 980 milhões de usuários ativos mensais, com 38 bilhões de mensagens enviadas diariamente. Já o Tencent Video, equivalente da chinesa ao YouTube, se tornou o serviço de transmissão com maior base de assinantes da China.

Esse sucesso ajudou as ações da Tencent a mais do que dobrarem de valor este ano, tornando-a a companhia mais valiosa da Ásia, avaliada em US$ 522 bilhões de dólares na terça-feira, e ultrapassando com facilidade o aumento de 36% do índice de referência Hang Seng Index.

Com isso, a empresa bateu o valor de mercado do Facebook na segunda-feira de US$ 519 bilhões. Somente a Apple, com uma capitalização de mercado de cerca de US$ 873 bilhões, seguida por Alphabet, Microsoft e Amazon valem mais.

Liderada pelo bilionário chinês Pony Ma, a Tencent reportou este mês um aumento maior que o esperado de 69 por cento no lucro líquido do terceiro trimestre.

“O alto crescimento da Tencent, conforme demonstrado por seus resultados trimestrais, sustentou o rali da ação”, disse o diretor de vendas da UOB Kay Hian, Steven Leung.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.