PUBLICIDADE

Três usuários do Facebook processam empresa por coleta de ligações e mensagens

No último domingo, o Facebook reconheceu que tem armazenado informações de chamadas e mensagens de texto de seus usuários

Por Agências
Atualização:
Mark Zuckerberg é presidente do Facebook Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Três usuários do aplicativo de mensagens instantâneas Facebook Messenger decidiram entrar um processo contra o Facebook nesta terça-feira, 27, depois de descobrirem que a rede social violou sua privacidade ao coletar registros de suas chamadas telefônicas e mensagens de texto. É mais uma batalha legal ameaçando a empresa desde o escândalo da Cambridge Analytica, consultoria que usou ilicitamente os dados de 50 milhões de usuários, revelado há duas semanas. 

PUBLICIDADE

Iniciada na Justiça da Califórnia, a ação movida pelos três usuários quer ser uma causa coletiva, que possa falar em nome de todos os usuários afetados. A petição procura ressarcimento por danos morais, sem quantias específicas.Procurado pela agência de notícias Reuters, o Facebook não comentou a notícia imediatamente. 

No último domingo, o Facebook reconheceu que tem coletado dados de chamadas e mensagens de texto de seus usuários, mas disse que apenas fez uso da prática quando usuários do sistema operacional Android optaram por isso. A empresa disse ainda que não coleta o conteúdo de ligações e mensagens, e que tais dados não são vendidos para outras empresas. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.