Twitter retira verificação de perfis que desrespeitam suas normas

Na rede social, símbolo azul de verificação é usado para ajudar os usuários a identificarem as contas reais de pessoas públicas, como jornalistas, artistas e esportistas

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
O Twitter não vai mais verificar contas de pessoas que desrespeitam as diretrizes de uso da rede social. Foto: REUTERS/Kacper Pempel

O Twitter anunciou na última quarta-feira, 15, que fez uma alteração em sua política de contas verificadas. A partir de agora, as contas que não respeitam as condições de uso da rede social não poderam ostentar o pequeno símbolo azul de verificação.

PUBLICIDADE

A mudança aconteceu após uma polêmica causada pelo fato de o Twitter ter certificado contas de neonazistas e supremacistas brancos. O símbolo de verificação é usado na rede para ajudar os usuários a identificarem as contas verdadeiras de pessoas de interesse público, como políticos, artistas, jornalistas e esportistas.

A verificação pode ser pedida por qualquer usuário, mas o Twitter é quem escolhe quais contas receberão o símbolo azul. Durante o anúncio, a empresa reconheceu que nunca levou em conta durante seu processo de verificação o conteúdo das mensagens postadas por seus usuários.

No entanto, a partir de agora, a rede está “trabalhando em um novo programa de autentificação e verificação”, como tuitou em sua conta oficial. Durante esse período, a rede não vai aceitar mais solicitações de verificação.

Além disso, o Twitter está revisando as contas já verificadas e eliminando a verificação de usuários que não respeitam as diretrizes da companhia. Richard Spencer, um dos mais conhecidos defensores da supremacia branca norte-americana, teve o símbolo de verificação retirado de sua conta. “Minha conta não é mais verificada! Não é ok ter orgulho de ser branco?”, tuitou o supremacista após o ocorrido.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.