O Twitter começará a proibir nesta terça-feira, 27, a propagandas referentes a criptomoedas na tentativa de evitar a divulgação de possíveis fraudes ou riscos de grandes perdas de investidores. Com a novidade, a rede social se junta ao Facebook e Google que também anunciaram que não permitem mais esse tipo de publicidade em suas plataformas.
A proibição tem como foco a publicidade das ofertas iniciais de moedas (ICOs), uma espécie de vaquinha online que produz sua própria moeda digital. A nova política, no entanto, também afeta a troca de moedas digitais e o serviço de carteira para esse tipo de moeda, exceto para companhias abertas e listadas em alguns dos principais mercados de ação.
O Twitter já tinha dito neste mês que estava tomando medidas para impedir que contas relacionadas a esse tipo de moeda “se envolvam com outros perfis da rede social de maneira enganosa”.
A empresa foi pressionada a tomar medidas mais drásticas depois que as demais empresas de internet sinalizaram pela proibição desse tipo de propaganda. O Facebook, por exemplo, já restringe anúncios do tipo desde janeiro, enquanto o Google anunciou em março sua proibição, que entra em vigor em junho.
Os reguladores aumentaram os avisos de que o bitcoin e outras moedas virtuais são altamente especulativas e que algumas podem ser fraudulentas. Mas ainda não há um consenso entre os países de como supervisioná-las.