Venda de smartphones cai 16% no ano passado, diz Gartner

Segundo consultoria, foram vendidos 43 milhões de celulares inteligentes no Brasil em 2016; Samsung e Lenovo continuam na liderança do mercado

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Por Bruno Capelas
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O mercado brasileiro de smartphones teve mais uma queda nas vendas no ano de 2016. De acordo com números da consultoria Gartner divulgados com exclusividade para o Estado, o setor teve queda de 16% no ano passado, vendendo ao todo 43,4 milhões de unidades – em 2015, foram 50,2 milhões de smartphones comercializados.

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Os dados refletem o momento econômico do setor em 2016: afetado pela crise econômica e pela desvalorização do real frente ao dólar, as empresas apostaram em aparelhos mais robustos, com melhores margens de lucro, e deixaram de lado o segmento de entrada, com maior volume de vendas. Os consumidores, por sua vez, com menos dinheiro no bolso, escolheram aparelhos mais baratos ou decidiram postergar a compra de um novo aparelho.

O levantamento da Gartner também mostrou as fatias de mercado de cada empresa no Brasil. A sul-coreana Samsung liderou mais uma vez as vendas de smartphones, mantendo sua fatia de mercado em 38,2%, com 16,6 milhões de unidades vendidas.

O pódio também se manteve o mesmo na comparação com 2015: a chinesa Lenovo e a também sul-coreana LG ficaram com a segunda e a terceira posições, respectivamente. Dona da marca Moto (da antiga Motorola), bastante popular no Brasil, a Lenovo ampliou seu espaço no mercado – de 19% em 2015 para 19,8% em 2016.

Quem também cresceu bastante foi a Apple: em quinto lugar, a companhia do iPhone viu saltar sua participação de mercado de 4,5% para 5,6% na preferência dos consumidores. Dois fatores ajudaram a empresa: além de contar com um público cativo, que sempre troca de celular com a chegada de novos modelos, houve também o lançamento do iPhone SE, versão “mais barata” do iPhone 6S, com tela de 4 polegadas.

Outro dado do levantamento da Gartner é que o Android ampliou sua vantagem como sistema operacional preferido dos brasileiros, presente em 93,8% dos smartphones vendidos no País no ano passado – em 2015, era 90,7%. O crescimento, porém, foi motivado pela saída da Microsoft do mercado: há dois anos, o Windows Phone tinha 4,2% do mercado; já em 2016, teve apenas 0,5% das vendas.

A Gartner também mediu o número total de celulares simples vendidos no País –os chamados feature phones. Nesse caso específico, o mercado teve queda de 39%, caindo de 5,4 milhões de aparelhos para 3,9 milhões de unidades vendidas.

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