PUBLICIDADE

Ações da Nintendo caem após queda de expectativas de investidores com 'Pokémon Go'

Empresa disse que não vai rever meta de lucros por conta de sucesso no jogo para smartphones; japonesa só possui 32% das ações da Pokémon Company

Por Agências Internacionais
Atualização:
 Foto: Reuters

Após disparar nas duas últimas semanas, as ações da Nintendo tiveram forte queda nesta segunda-feira, depois que a empresa declarou que Pokémon Go terá impacto limitado em seus lucros – e que, mesmo com o sucesso do jogo para celulares, não iria rever sua meta de lucros. 

PUBLICIDADE

A ação da Nintendo caiu o máximo permitido no dia, 5 mil ienes, para 23.220 ienes (US$ 218,73), um recuo diário de 18%. O papel, porém, havia dobrado de valor desde o lançamento do Pokémon Go nos Estados Unidos e em outros mercados neste mês. Mesmo com a desvalorização desta segunda-feira, 25, as ações da Nintendo ainda estão 60% mais valorizadas na comparação com o período antes do lançamento de Pokémon Go. O jogo foi lançado na sexta-feira no Japão e nesta segunda-feira em Hong Kong, mas segue ainda sem data de lançamento prevista no Brasil. 

O Pokémon Go é o primeiro sucesso de jogos para celulares da fabricante japonesa de videogames. O jogo foi desenvolvida, contudo, pela Pokémon Company, empresa na qual a Nintendo tem uma fatia de apenas 32%, em parceria com a Niantic, uma startup de realidade aumentada. 

A Nintendo informou, após o fechamento da sexta-feira, que já contabilizou qualquer lucro com a venda de seu dispositivo "Pokémon Go Plus" em sua atual previsão de resultados para o terceiro trimestre - a empresa divulga balanço nesta quarta-feira, 27. 

O analista Tsutomu Yamada, da kabu.com Securities, avaliou que o sucesso do "Pokémon Go" representará um êxito para a Nintendo, com a venda de novos títulos do Pokémon no Nintendo 3DS, planejado para novembro. "Os mercados exageraram na reação ao anúncio da Nintendo", disse David Gibson, analista da Macquarie, citando que o jogo superou recordes no Japão com 10 milhões de downloads em um único dia. "Eu acredito que Pokémon terá efeito material para a Nintendo dadas as atuais tendências para o jogo."

O Pokémon Go foi lançado na sexta-feira no Japão e nesta segunda-feira em Hong Kong. 

Comic-Con. No último domingo, 25, mais uma amostra da popularidade de Pokémon Go apareceu nos Estados Unidos. Longas filas se formaram para a palestra da Niantic, responsável pelo jogo, durante a San Diego Comic-Con (SDCC), a maior feira de cultura geek e nerd do planeta. John Hanke, fundador da Niantic Labs, foi saudado por 6,5 mil pessoas no Hall H, o principal espaço da SDCC. 

Publicidade

"O sucesso de Pokémon Go tem sido de virar a cabeça", disse Hanke. Nos Estados Unidos, Pokémon Go já alcançou 21 milhões de usuários em suas primeiras duas semanas. Durante a apresentação, Hanke disse que novas funcionalidades serão divulgadas nos jogos nos próximos meses e anos, e ressaltou que quer ajudar as pessoas a sair de casa para jogar. 

O desenvolvedor, no entanto, frustrou as expectativas dos fãs, que esperavam quem um pokémon lendário fosse solto durante a apresentação – no meio da palestra, Hanke disse que não havia nenhuma criatura desse porte solta durante a SDCC. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.