PUBLICIDADE

Loja digital de games GOG.com chega ao Brasil

Com foco em games antigos, empresa dos criadores de The Witcher terá meios de pagamentos nacionais e busca preços competitivos

Por Bruno Capelas
Atualização:
Loja criada por responsáveis por The Witcher chega ao Brasil nesta quarta-feira, 24 Foto: Reprodução

A partir desta quarta-feira, 24, os fãs de games antigos terão um lugar a mais no Brasil para se encontrar com sua paixão: aporta no País a loja digital de games GOG.com. Criada em 2008 pela CD Projekt – empresa polonesa responsável pela série de jogos The Witcher –, a loja tem em seu catálogo hoje cerca de 1600 jogos para computadores. Boa parte deles são games dos anos 1980 e 1990, que foram recolocados em circulação comercial pela empresa. "Nossa ideia é dar acesso aos jogos antigos, com uma curadoria bacana", explica Marcelo Suplicy, gerente-geral da GOG.com para a América Latina. 

PUBLICIDADE

Inicialmente conhecida como Good Old Games (bons e velhos jogos, em tradução literal), a GOG.com já era bastante usada pela comunidade de fãs de games no Brasil. Com sua chegada oficial ao País, terá um site em português, e através de uma parceria com o BoaCompra, aceitará meios de pagamento nacionais, como cartões de crédito, boleto e transferência bancária – além do PayPal. 

Outra vantagem para os jogadores é que, com a nacionalização da lojas, os preços fiquem até 40% mais baratos, na comparação com o atualmente praticado pela empresa em dólar. "Também teremos assistência aos jogadores em português, seja para a questão da compra ou para a instalação dos jogos no computador", explica Suplicy. 

Além de jogos antigos – caso, por exemplo, de Star Wars: X-Wing, Sim City, RollerCoaster Tycoon ou os jogos de Rei Leão, Mogli e Aladdin –, a loja conta ainda com lançamentos recentes (como No Man's Sky) e até mesmo games de produtoras brasileiras, como Chroma Squad, dos brasilienses da Behold. 

Segundo a empresa, a intenção é reforçar os laços com os brasileiros. "Queremos resgatar antigas dublagens de jogos em português e, se possível, lançar games brasileiros dos anos 1990 e 2000 na GOG.com", afirma o executivo. Entre os nomes que estão nos planos de Suplicy, estão Incidente em Varginha, jogo de tiro lançado em 1998 inspirado no caso do ET de Varginha, e Outlive, game de estratégia que chegou ao mercado em 2000. 

Concorrência. O mercado de vendas digitais de games para computadores é hoje dominado pela Steam, rede online que é de propriedade da Valve. Há poucos números oficiais sobre o mercado, mas estimativas de consultorias dão conta de que a Steam domina de 70% a 80% do mercado de games digitais para PCs. 

"Eles são referência hoje", avalia Suplicy, que não se incomoda com a concorrência. "Queremos ser uma opção para o jogador brasileiro. Quando ele pensar em comprar um game, nós queremos ser considerados. Acho que temos potencial para isso." 

Publicidade

Entre as estratégias para ganhar a atenção do público local, Suplicy lista ainda a presença em redes sociais e as tradicionais promoções – no exterior, durante uma temporada específica, quem comprar determinada quantia em games pode receber títulos de graça para sua coleção. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.