PUBLICIDADE

Nintendo anuncia fim da produção do Wii U

Console lançado em novembro de 2012 vendeu 13,36 milhões de unidades, bem abaixo dos rivais de mercado; sucessor chega em maio de 2017

Por Bruno Capelas
Atualização:
Wii U dificilmente chegará a 14 milhões de unidades vendidas em todo o mundo Foto:

A Nintendo anunciou nesta quinta-feira, 10, por meio de seu site japonês, que vai encerrar a produção do Wii U nos próximos meses. Lançado em novembro de 2012, o console decepcionou em vendas – com apenas 13,36 milhões de unidades comercializadas, bem abaixo dos rivais de mercado Xbox One, da Microsoft, e PlayStation 4, da Sony. 

PUBLICIDADE

No texto no site japonês, a Nintendo mostra a versão de 32 GB do Wii U, que é a única ainda em produção – as outras versões do Wii U já não são mais feitas pela empresa. 

Apesar de ter tido grandes jogos – com destaque para o game de tiro Splatoon e Super Mario Maker, no qual o jogador poderia criar suas próprias fases do encanador Mario –, o Wii U não conseguiu deslanchar em vendas nem atrair a atenção das produtoras terceiras de jogos. 

Com isso, o console foi o principal responsável pelos resultados financeiros ruins da Nintendo nos últimos anos – entre 2011 e 2013, a empresa teve prejuízo operacional. 

Switch. A manobra da Nintendo também impressiona porque normalmente as empresas de games não costumam parar de produzir um videogame antes de lançar seu sucessor – sucedidos em 2013 por PS4 e Xbox One, PS3 e Xbox 360 tiveram sua produção encerrada apenas neste ano. O sucessor do Wii U, porém, só chegará ao mercado em março de 2017. 

Trata-se do Nintendo Switch, espécie de híbrido de console doméstico e portátil: ele pode ser usado conectado à TV, como acontece com o Xbox One e com o PlayStation 4, mas uma parte dele pode ser retirada e tem uma tela, que permite usá-lo como um aparelho móvel.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.