Novo Assassin’s Creed luta contra faraós para recuperar força da série
Assassin’s Creed: Origins, lançado nesta sexta, 27, conta origem da saga dos Assassinos ao mesmo tempo em que tenta apagar títulos ruins; franquia completa 10 anos em 2017
Os últimos anos foram bastante difíceis para os fãs de Assassin’s Creed, franquia da Ubisoft que é uma das mais populares da atualidade. Não à toa: depois de um começo empolgante, a série teve jogos ruins, cheios de bugs e problemas. Depois de uma pausa no ano passado, a saga dos Assassinos e dos Templários agora volta com Origins, novo game que se passa no Antigo Egito, contando o início da rivalidade milenar entre os dois grupos.
Desenvolvido nos últimos quatro anos, Origins é um jogo que atende a um velho pedido dos fãs – saber como a saga começou, em um jogo em meio a hieróglifos, pirâmides e faraós –, ao mesmo tempo em que traz diversas reformulações em combate, jogabilidade e evolução dos jogos. “Percebemos que precisávamos modernizar a franquia, criar uma experiência que pudesse redefinir o que é jogar Assassin’s Creed”, diz Bruno Guerin, produtor do jogo, em entrevista ao Estado durante a Brasil Game Show.
Ao jogar Origins, é possível perceber que alguns elementos do DNA de Assassin’s Creed continuam lá: a ambientação histórica, o aspecto “épico-individual” da narrativa dos protagonistas e os elementos de furtividade (ou seja, se esconder para atacar inimigos de surpresa).
No entanto, eles estão combinados com novidades: o combate deixou de ser “coreografado” para dar mais liberdade aos movimentos e estratégia dos jogadores, e é preciso coletar elementos (bronze, madeira, couro) no cenário para melhorar as armas. São duas características que lembram muito os melhores jogos de ação e aventura dos últimos tempos – The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Horizon Zero Dawn e The Witcher 3 –, embora a Ubisoft negue a inspiração. “Jogamos muitos jogos, porque isso é nosso trabalho, mas Origins é o resultado da nossa imaginação há quatro anos”, explica Guerin.
Saga pessoal. Em todo game de Assassin’s Creed, o jogador interpreta um protagonista diferente, pertencente à seita dos Assassinos, em uma época histórica diversa. O homem da vez é Bayek, um medjai – espécie de paramilitar responsável pela vigilância e bem estar de uma região específica – do Antigo Egito, prestes a enfrentar a ocupação Romana.
Depois de passar um tempo proscrito e viver uma tragédia pessoal, Bayek inicia sua jornada retornando à sua cidade, Siwa, em busca de vingança. Seus inimigos, devotos ao faraó Ptolomeu XIII, darão origem aos Templários, em uma luta milenar que já foi narrada nos outros jogos da série, da Itália Renascentista (Assassin’s Creed II) ao Caribe do século XVIII (Black Flag).
Além disso, Origins é um jogo especial para a Ubisoft, porque marca os dez anos do lançamento da série, que já virou filme, livro, quadrinho e até mesmo perfume – a fragrância Hidden Blade, cujo nome se inspira em uma das principais armas dos assassinos, é vendida por cerca de R$ 150.
Batalhas foram remodeladas para dar mais liberdade a movimentos e estratégias do jogador, diz a Ubisoft
História. Por mostrar diversas épocas e ter bastante apelo com o público jovem, Assassin’s Creed ganhou lugar cativo nas aulas de história nos últimos dez anos. “Há muitos professores que mandam email para a Ubisoft contando como conseguiram chamar a atenção de seus alunos para a Renascença”, exemplifica Guerin.
Pensando nisso, a empresa decidiu lançar a Discovery Tour, uma espécie de versão “livre de combate” do jogo, focando no aprendizado e na ambientação histórica. Prevista para o início do ano que vem, a Discovery Tour: Antigo Egito será gratuita para quem comprar Origins, e terá passeios explicativos das Pirâmides, da Esfinge e de como as múmias eram feitas. “Queremos fazer jogos que enriqueçam a vida dos jogadores”, diz o produtor.
Depois de dez anos e muitas viagens no tempo, Guerin ainda acha cedo discutir para onde a franquia pode ir. “A beleza de Assassin’s Creed é que a história é o nosso playground. Podemos levar a série para qualquer lugar na história”, avalia o produtor.
Única grande franquia original da Nintendo no Wii U, o jogo de paintball com lulas humanas Splatoon ganhará uma sequência: Splatoon 2, previsto para 21 de julho. É outro exclusivo do Nintendo Switch.
Criação dos brasileiros da Behold, Galaxy of Pen and Paper leva para os games eletrônicos a atmosfera dos RPGs de mesa. É o segundo título da série “Pen and Paper”, iniciada em 2013 com Knights of Pen and Paper. Se o primeiro jogo era medieval, agora é hora de ir para o universo da ficção científica e do espaço – sai para PCs e dispositivos móveis em 29 de julho
Novo game de Cliffy Bleszinski (Gears of War), LawBreakers é um game de tiro para PS4 e PC. Nele, os combatentes poderão se divertir em arenas que desafiam a gravidade - daí o nome do jogo. Chega em 8 de agosto.
Projeto da SEGA para recuperar o ouriço azul, Sonic Mania vai retomar a jogabilidade em duas dimensões dos clássicos games do mascote no Mega Drive. Sai para PS4, Xbox One e PCs. Chega em 15 de agosto.
O game de futebol americano Madden NFL 18 tem como principal novidade um modo de história semelhante ao modo Jornada de FIFA 18 – aqui, ele se chamará Long Shot. Sai em 25 de agosto de 2017 para PS4, Xbox One e PC.
Mario + Rabbids: Kingdom Battle, um game que mistura o encanador bigodudo da Nintendo com os irreverentes coelhos da Ubisoft. O game, feito pela empresa francesa, será um jogo de aventura com batalhas em turnos, à moda do antigo Worms ou de Final Fantasy Tactics, e marca uma das primeiras vezes que a Nintendo abre espaço para outra empresa criar um jogo com Mario. Mario + Rabbids sai em 29 de agosto para o Nintendo Switch, novo console da japonesa
Novo jogo da série da Square Enix que surpreendeu em 2015, Life is Strange: Before the Storm terá 3 episódios – o primeiro deles sai em agosto – e pretende mostrar as aventuras de Chloe antes dos acontecimentos do primeiro game da série. Sai para PS4, Xbox One e PCs.
Primeiro grande game dos brasileiros da Bad Minions, Alkymia é um jogo de aventura e RPG que traz uma protagonista feminina e é baseado, como diz o nome, na alquimia da Idade Média. Sai para PCs em setembro – uma versão para PS4 e Xbox One, porém, não está descartada.
O homem mais rápido do mundo Usain Bolt é a principal estrela de PES 2018, novo game de futebol da Konami. Para PS4, PS3, Xbox 360, Xbox One e PC, o jogo sai em 12 de setembro – duas semanas antes do rival FIFA 18.
Marvel versus Capcom: Infinite, o novo game de luta que junta Homem-Aranha e Street Fighter na mesma arena. Chega em 19 de setembro, mas vai sair também para o Xbox One e para PC. A primeira demo do jogo, que mostra o modo história, já poderá ser baixada!
Estrelado por Cristiano Ronaldo, o novo FIFA 18 chega em 29 de setembro para PS4, Xbox One, PC, PS3, Xbox 360 e até para o Nintendo Switch, novo console da Nintendo. O game já está em pré-venda por R$ 209,00 e terá a volta do modo Jornada, "novela" cuja estrela é Alex Hunter, um craque em ascensão.
O jogo independente Cuphead, um dos mais aguardados lançamentos para o Xbox One, sai em 29 de setembro para o console. Ele tem um visual inspirado em desenhos animados dos anos 1940. Também terá versão para PCs.
Forza Motorsport 7, novo game de uma das principais séries de corrida da atualidade, chega em 3 de outubro para o Xbox One, com direito a belos gráficos e uma garagem de mais de 700 carros.
The Evil Within 2, game de terror que se tornou um dos principais títulos da produtora, não ganhou tantos detalhes. No entanto, o game, do criador da série Resident Evil, mostra que a franquia continua com personagens e cenários aterrorizantes. Segundo a Bethesda, The Evil Within 2 erá lançado em 13 de outubro, também para plataformas PlayStation 4, Xbox One e PCs
South Park: A Fenda que Abunda Força será uma sátira de super-heróis com os personagens do desenho animado dos anos 1990. Sai em 17 de outubro, para PlayStation 4, Xbox One e PCs.
Wolfenstein 2: The New Colossus é a continuação da história alternativa da franquia, na qual os alemães venceram a 2ª Guerra Mundial. Neste capítulo do jogo, de acordo com o trailer divulgado pela empresa, o protagonista BJ Blazkowicz passa a combater o nazismo dentro dos Estados Unidos. Para isso, ele se alia à resistência americana e começa o combate em diversos pontos importantes do País, como Nova York e as ruas de Nova Orleans. De acordo com a Bethesda, The New Colossus chegará às lojas a partir de 27 de outubro para as plataformas PlayStation 4, Xbox One e PCs
Super Mario Odyssey deve trazer para o Switch o mesmo tipo de ação em 3D que já foi vista em jogos como Mario 64 e Super Mario Galaxy. Com ajuda de sua "boina animada", o encanador vai percorrer fases no meio da cidade, na água e até com dinossauros. Chega em 27 de outubro de 2017.
Assassin's Creed. Origins, ambientado no Antigo Egito, vai mostrar o início da seita dos Assassinos. O game, que sai em 27 de outubro para PS4, Xbox One e PC, deve trazer uma boa reformulação na série – o que se viu até agora, com novos gráficos e possibilidades diferentes de batalha, é bem interessante.
O ator Terry Crews, o eterno pai do Chris, é a estrela do trailer de Crackdown 3, game de ação e tiro que é um dos mais aguardados exclusivos do Xbox One – e chega em 7 de novembro
O novo Need for Speed chega em 10 de novembro e terá o título de Need for Speed: Payback. Na conferência da EA, foi mostrado um trailer interessante e a possibilidade de customizar carros antigos, como um fusca. Payback também terá um modo de missões de roubo especial – o que parece aproximar o jogo de games como GTA V. Sai para PS4, Xbox One e PC.
Previsto para 17 de novembro de 2017, Star Wars Battlefront II terá um novo modo de história – ele vai acompanhar a capitã Iden Versio, em acontecimentos entre o Episódio VI e o Episódio VII da saga criada por George Lucas. Além disso, o game terá batalhas multiplayer em todas as eras da série, e a participação especial de John Boyega, o Finn de Star Wars: O Despertar da Força. Na apresentação em Los Angeles, o game teve seu modo multiplayer revelado – e impressionou pelos belos gráficos. Sai para PS4, Xbox One e PC.
NBA Live 18, o game de basquete da EA, ganhou um novo modo, The One, no qual o jogador poderá fazer partidas não só nos ginásios da NBA, mas também em quadras urbanas, jogando o melhor do "basquetebol de rua". Sai em dezembro para PC, PS4 e Xbox One.
Hora de se preparar para batalhas épicas: a Microsoft anunciou nesta segunda-feira, 12, que Age of Empires, clássico game de estratégia dos anos 1990, vai ganhar uma versão remodelada até o final deste ano. Situado na Idade Antiga, o game que trazia batalhas entre povos como gregos e egípicios terá agora uma versão com resolução 4K (Ultra HD), além de novidades na trilha sonora e melhorias na jogabilidade. A data exata de lançamento ainda não foi definida, mas Age of Empires: Definitive Edition sairá para PCs e também para o Xbox One.
Exclusivo do PlayStation 4, o clássico game de corrida finalmente chega à nova geração de consoles. Sai no quarto trimestre, mas ainda sem data definida.