PUBLICIDADE

PES 2018 aposta em times brasileiros para vencer ‘clássico’ dos games

Konami tem contratos exclusivos com Corinthians, Flamengo e Vasco e usa força local para bater o rival Fifa 18, da EA; no primeiro semestre, PES 2017 foi o 3º jogo mais vendido do País

Por Bruno Capelas
Atualização:
Além de Corinthians e Flamengo, o Vasco também assinou contrato de exclusividade com o game da Konami este ano Foto: Konami

“Bola pro mato, que o jogo é de campeonato”: Pro Evolution Soccer 2018 – ou simplesmente PES 2018 – chega ao mercado brasileiro nesta terça-feira, 12. 

PUBLICIDADE

Com versões para PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360 e PC, o game de futebol da japonesa Konami aposta nos contratos de exclusividade com times brasileiros para fazer bonito nos consoles e recuperar a liderança do mercado nacional, perdida há alguns anos para a franquia rival FIFA, da EA Sports, segundo dados da consultoria GfK. 

Em 2017, PES 2018 será o único game do mercado a ter todos os times do Campeonato Brasileiro. Neste ano, a Konami manteve a parceria de exclusividade com Corinthians e Flamengo, e trouxe ainda só para si o Vasco. “É um orgulho ter um time tão importante para o Brasil no jogo”, disse André Bronzoni, gerente de PES para as Américas, durante evento realizado em São Paulo, há um mês, durante o anúncio da parceria. 

Além dos 20 times da Série A do Brasileirão, o jogo também terá Internacional (RS) e Red Bull Brasil (SP). Por outro lado, o game da Konami sofre quando o assunto é o futebol internacional: ligas importantes da Europa, como a espanhola La Liga e a inglesa Premier League têm exclusividade com Fifa, o que faz com que times como Manchester City e Real Madrid sejam substituídos pelos nomes genéricos Man Blue e MD White -- uma pedra no sapato de qualquer jogo que se proponha a ser “artilheiro de vendas”. 

No Brasil, mais uma vez, a narração de PES 2018 será de Milton Leite e os comentários, de Mauro Beting. Quem quiser ter um “gostinho” do game antes de comprar pode baixar a demo oficial, que permite aos jogadores experimentar 12 times diferentes (entre eles, Corinthians, Flamengo e a seleção brasileira) em dois modos: amistoso e “três-contra-três”, no qual até seis jogadores podem se enfrentar. 

Craques. Outra novidade do futebol brasileiro no jogo é a presença de Romário e Sócrates como parte do modo MyClub Legends, que permite que os jogadores se divirtam com craques do passado. “Quem nasceu nos anos 1990 vai se divertir com a forma como recriamos os gols do Baixinho”, disse Bronzoni. Quem também estará presente no modo é o argentino Diego Maradona. 

Outro jogador inusitado que estará presente dentro do game é o velocista jamaicano Usain Bolt, atual detentor do recorde mundial dos 100 metros rasos. 

Publicidade

No PES 2018, Usain Bolt está dentre as opções de jogadores que usuário pode selecionar Foto: Konami

Para quem jogou Winning Eleven e International Superstar Soccer, os antigos nomes de Pro Evolution Soccer, outra notícia divertida é a de que o narrador Jon Kabira também estará presente na versão brasileira do jogo. Nos anos 2000, Kabira ficou conhecido por bordões como “Ronarudío!” nos jogos anteriores da franquia, referindo-se ao craque brasileiro Ronaldo Fenômeno, marcando uma geração de fãs. 

PES 2018Produtora: KonamiLançamento: 12 de setembroPlataformas: PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360 e PCPreço: R$ 199,90 (todas as plataformas)

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.