Pokémon Go escapa de tentativas de clonagem de grandes estúdios de games

Quase uma dezena de executivos de empresas disseram que o game será difícil de ser seguido

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
Desfile de Pikachus do desenho Pokémon em Yokohama, no Japão. Foto: Kim Kyung-Hoon / Reuters 

Grandes empresas de videogames, pegas desprevenidas pelo sucesso estrondoso de Pokémon Go, estão lutando para descobrir como embarcar na onda criada pelo jogo de realidade aumentada.

PUBLICIDADE

Quase uma dezena de executivos de empresas — desde a Sony Corp e até a Rovio, criadora do Angry Birds —, disseram que Pokémon Go será difícil de ser seguido e alguns mesmo chegaram a afirmar que pode não valer a pena tentar fazer isso.Com isso, não espera-se o surgimento de um rival para o game no curto prazo, afirmaram.

Executivos de estúdios de videogames afirmaram que centenas de desenvolvedores em suas companhias estão jogando Pokémon Go para entenderem como o jogo conseguiu capturar tanta audiência. O app é o game mais baixado para dispositivos móveis desde seu lançamento, em julho.

"Hoje não é o momento certo para lançar uma experiência de realidade ampliada", disse o presidente-executivo da produtora de jogos para dispositivos móveis N3twork Inc e ex-diretor geral da Electronic Arts, Neil Young."O momento estáreservado para Pokémon Go, creio."

Alguns executivos afirmaram que não vão copiar o jogo porque ele conta com o impulso da marca Pokémon e que carece de recursos sociais, como possibilidade de que os jogadores conversem entre si durante caçadas aos personagens.

Além disso, o sucesso de conseguir fazer os jogadores se mexerem é considerado brilhante pelo setor, mas difícil de ser replicado, bem como o uso hábil da tecnologia de mapas.

A Niantic, desenvolvedora de Pokémon Go, uma empresa oriunda do Google, não comentou o assunto.

Publicidade

Herança. Analistas calculam que o game irá faturar entre US$ 200 milhões e US$ 500 milhões em um ano. O número mais alto vai colocar Pokémon Go na lista dos 20 maiores jogos para dispositivos móveis, disse Michael Pachter, da Wedbush Securities.

"Estamos arranhando a superfície da realidade aumentada ainda", disse o presidente da Warner Bros Interactive, David Haddad. A Warner Bros está nos estágios iniciais de desenvolver jogos de realidade ampliada e não tem planos de anunciar um novo título.

A Zynga ainda está estudando o que fazer na área, disse o presidente-executivo, Frank Gibeau. "Pokémon mostrou realmente novos caminhos e novas maneiras de crescer que são muito emocionantes para clientes, jogadores e desenvolvedores", afirmou.

A Pokémon Company, parcialmente controlada pela Nintendo, está comemorando o 20º aniversário dos jogos Pokémon e produtos relacionados, liderados pelo personagem Pikachu. Nesta duas décadas, a franquia arrecadou gerações de fãs.

PUBLICIDADE

Este tipo de poder de marca é difícil de superar, disse Richard Marks, pesquisador sênior na Sony Interactive Entertainment, comparando Pokémon Go ao jogo de realidade aumentada Portable Invizimals.

"Lagarto número 3 ou Lagarto número 4, não é muito emocionante. Você precisa de um Pikachu", disse ele sobre os dois jogos.

Copiar um jogo para dispositivos móveis de sucesso é uma tradição não oficial da indústria. Enquanto já se registrou um clone de Pokémon Go na China, grandes estúdios normalmente levam meses para fazer uma cópia. Neste caso, os rivais também não possuem a larga experiência em serviços de localização da Niantic, cujo presidente-executivo desenvolveu o Google Earth.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.