Uber contrata seu primeiro diretor de operações

Barney Harford, que foi presidente executivo do site de viagens Orbitz, se tornou o braço direito de Dara Khosrowshahi, presidente executivo do aplicativo de carona

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
Barney Harford, novo diretor de operações do Uber Foto: Uber

Depois de mais de seis meses de procura, com uma troca de presidente executivo no meio do caminho, o Uber finalmente encontrou um diretor de operações. Ele é Barney Harford, ex-presidente executivo do site de viagens Orbitz. Agora, ele é o segundo no comando do aplicativo de carona, respondendo diretamente ao presidente executivo da companhia, Dara Khosrowshahi.

PUBLICIDADE

O executivo será responsável por cuidar da operação global do aplicativo de carona, além das áreas de marketing, atendimento ao cliente e também do serviço de delivery de comida Uber Eats.

"Existe um benefício social mais amplo aqui e fundamentalmente esse é o tipo de coisa que me atrai", afirmou Harford, em uma entrevista à agência de notícias Bloomberg. "Está muito claro que a forma como a empresa era gerenciada antes não é aceitável e que nós precisamos mudar. Eu conheço a forma que o Dara trabalha e ele conhece a minha forma de trabalhar."

No passado, Harford já trabalhou com Khosrowshahi no negócio de viagens online. Ele era presidente da plataforma de viagens Expedia para a região Ásia-Pacífico, quando Khosrowshahi se tornou presidente executivo da mesma empresa, em 2005. Além disso, ele foi presidente da Orbitz em 2009, que competia diretamente com a Expedia. A empresa foi vendida para a Expedia em 2015 por US$ 1,6 bilhão.

A contratação sinaliza que Khosrowshahi vai adotar um estilo de gestão diferente para o Uber, em relação ao que ele fez no passado na Expedia. Enquanto o diretor de operações cuida do dia a dia da companhia, ele deve gastar mais tempo resolvendo problemas mais amplos, ligados à imagem do Uber no mercado, como a tentativa de renovar a licença para operar em Londres.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.