PUBLICIDADE

Advogado que venceu Google na Justiça vem ao Brasil

Dinamarquês Dan Shefet, que lidera ONG de combate a notícias falsas na França, será o destaque dos seminários do Projeto i2030, que acontecem em Brasília, São Paulo e Rio

Por Claudia Tozzeto
Atualização:
Dan Shefet, advogado dinamarquês, estará no Brasil para evento do Projeto i2030 Foto: Arquivo Pessoal

Entre os dias 23 e 25 de maio acontecem nas cidades de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro três seminários promovidos pelo Projeto i2030, iniciativa capitaneada por várias instituições ligadas a tecnologia da informação e comunicação no Brasil. Os eventos reunirão alguns dos principais especialistas do Brasil para debater os desafios da internet hoje, como notícias falsas e violações de privacidade.

PUBLICIDADE

O principal destaque do evento será o advogado dinamarquês Dan Shefet, fundador da ONG Association for Accountability and Internet Democracy (AAID), que combate notícias falsas e outros usos indevidos da internet no mundo. Shefet ganhou fama após vencer o Google na Justiça francesa em 2013, garantindo o “direito ao esquecimento”. Na época, a Justiça obrigou o Google a retirar links que difamavam Shefet dos resultados de busca, sob pena de multa.

O Projeto i2030, iniciado pelo brasileiro Tadao Takahashi, um dos pioneiros da implantação da internet no Brasil e fundador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), inclui um grupo de pesquisadores de instituições como Universidade de São Paulo, Universidade de Brasília, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br), órgão que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI).

"Em dois a três meses queremos formalizar um consórcio envolvendo as instituições dos membros do conselho", conta Takahashi. "Logo em seguida, queremos abrir para a adesão de entidades de todo o tipo." A intenção do Projeto i2030 é formalizar a iniciativa como uma iniciativa acadêmica não governamental.

A inscrição para participar dos seminários do Projeto i2030 é gratuita e pode ser feita pelo site oficial.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.