SÃO PAULO – A Amazon é conhecida por ser uma empresa com estratégias agressivas de venda e contato com o consumidor. Na França, por exemplo, ela foi proibida recentemente de oferecer 5% de desconto e frete grátis aos seus clientes, em uma maneira de equilibrar o mercado entre lojas físicas e varejistas online.
O que a Amazon fez? Resolveu cobrar apenas €0,01 pelo frete na versão francesa de seu site, o mínimo que é exigido pela lei local. Os clientes do Amazon Prime, serviço premium da empresa que contém uma assinatura que dá direito a frete grátis em todos os pedidos, porém, continuam não pagando nada por ele.
A França tem sido especialmente agressiva em tentar limitar o poder da Amazon – especialmente na área editorial. “As práticas da Amazon, como dumping, achatamento de preços e depois elevamento dos mesmos preços geram um cenário de quase monopólio, destruindo as livrarias concorrentes”, disse recentemente Aurélie Filipetti, ministro francês das comunicações e da cultura, comentando a dificuldade que o governo local tem para regular o comércio online.