PUBLICIDADE

Após ciberataque, Índia pressiona Microsoft a oferecer Windows 10 mais barato

Governo local está usando ataques com WannaCry e Petrwrap, que se aproveitaram de falhas no sistema Windows, como argumento para pedido

Por Agências
Atualização:
Índia pede desconto para atualizar os mais de 50 milhões de computadores com Windows no país Foto: REUTERS/Shannon Stapleton

O governo da Índia está pressionando a Microsoft a oferecer um desconto para que os mais de 50 milhões de usuários do Windows no país atualizem seus sistemas para o Windows 10, última versão do sistema operacional. A demanda surgiu por causa dos últimos ataques cibernéticos globais de ransomware, WannaCry e Petrwrap, que exploram falhas do sistema operacional.

PUBLICIDADE

A princípio, os executivos da Microsoft na Índia aceitaram o pedido, de acordo com informações cedidas pelo coordenador de cibersegurança do governo local, Gulshan Rai, à agência de notícias Reuters. No entanto, a Microsoft não comentou o assunto oficialmente.

Se a Microsoft aceitar a proposta de desconto, ela pode abrir um precedente global para que outros países busquem o mesmo benefício. Ainda não se sabe, no entanto, se alguma outra nação solicitou algo similar.

Segundo Rai, as conversas entre a Índia e a Microsoft começaram após o ataque cibernético do WannaCry no mês passado. Essa semana, com o novo ataque do ransomware Petrwrap, ficaram ainda mais evidentes os problemas de não se atualizar o software do Windows. O uso de versões piratas do Windows é comum em países em desenvolvimento, por conta do alto custo do software. A situação aumenta os riscos de segurança dos usuários, uma vez que eles não receber atualizações de segurança periódicas enviadas pela Microsoft.

O governo indiano espera uma reposta nos próximos dias, mas está otimista. Rai disse que a expectativa é que haja uma oferta de atualização para o Windows 10 com descontos para o país inteiro. Apesar de não especificar o preço especulado, o coordenador diz que é esperada uma redução de um quarto do preço atual, que é de 7,9 rúpias (US$ 124).

Prevenção. Após os ataques do WannaCry em 12 de maio, o governo indiano começou uma série de medidas para prevenção de novos problemas de segurança cibernética, o que minimizou os efeitos do Petrwrap no país. Segundo Gulshan Rai, o último ataque derrubou somente dois terminais portuários indianos.

Após o WannaCry, o governo atuou ao lado de bancos para garantir que mais de 200 mil caixas eletrônicos do país, que operam com o antigo Windows XP, fizessem as atualizações de segurança liberadas pela Microsoft.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.