PUBLICIDADE

Apple anuncia data de lançamento do Watch

Evento é marcado para o dia 9 de março, em São Francisco; empresa publicou anúncio de 12 páginas na Vogue

Por Camilo Rocha
Atualização:
 Foto:

SÃO PAULO – A Apple oficializou a data de lançamento de seu produto mais esperado em anos, o Apple Watch. De acordo com um convite enviado para jornalistas nos Estados Unidos, o relógio da empresa será apresentado no dia 9 de março, a partir das 10 da manhã (15h, no horário de Brasília).

PUBLICIDADE

O convite vem com o título “Spring Forward”, uma referência a relógios que qualquer americano entenderá. A frase “Spring Forward – Fall Back” é usada nos EUA para lembrar que é necessário adiantar o relógio uma hora na primavera e atrasá-lo o mesmo tanto no outono, em esquema equivalente ao horário de verão brasileiro.

O lançamento será no Yerba Buena Center, em São Francisco. Espera-se que sejam confirmados preços, data de chegada ao varejo e detalhamento dos modelos e funções do relógio.

 Foto: Estadão

Vogue

A última edição da Vogue norte-americana saiu ontem com um anúncio de 12 páginas do Apple Watch. Diferentes modelos do relógio são mostrados em ângulos variados, os produtos em um fundo branco e nada mais.

A escolha da Vogue como primeiro local para veiculação de anúncios do relógio faz parte da estratégia da Apple de promovê-lo como acessório fashion e não gadget para amantes da tecnologia.

O que se sabe até agora…

Publicidade

O relógio da Apple, que custará a partir de US$ 349, poderá receber telefonemas e mensagens, tocar música, servir como carteira digital para compras e monitorar batimentos cardíacos através de sensores especiais.

O núcleo do Apple Watch tem um display de retina, com um chip S1, sem especificações reveladas pela Apple. (“É a arquitetura de um computador inteiro num pequeno chip”, disse a empresa). O relógio tem um microfone, suporte a NFC (comunicação de campo próximo, a ser usada com o Apple Pay para pagamentos móveis), conectividade Bluetooth e Wi-Fi e inúmeros sensores. Os principais deles ficam na parte de trás do relógio (ou seja, em contato direto com o seu pulso), para medição de batimentos cardíacos, passômetro e outros indicadores com foco na área de saúde e atividades físicas.

Várias rivais da empresa já lançaram seus relógios inteligentes, incluindo a Samsung com o Galaxy Gear e a Motorola com o Moto 360, mas a categoria ainda não decolou em termos de vendas. A empresa de pesquisa Canalys afirmou semana passada que apenas 720 mil relógios com o sistema Android Wear (usado pelos modelos da Samsung, Motorola e LG, entre outros) haviam sendo vendidos no segundo semestre de 2014.

Especialistas e pessoas ligadas à indústria apostam que o Apple Watch pode dar o impulso necessário para que a categoria decole. A chegada da fabricante do iPhone no segmento pode ajudar também desenvolvedores de outras tecnologias. A adoção pela Apple da recarga sem fio da bateria em seu relógio pode ser decisiva para este recurso, que tem sofrido no limbo há anos.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.