PUBLICIDADE

Blockbuster fecha as portas após 28 anos

Locadora fecha todas suas lojas físicas restantes nos Estados Unidos e anuncia que continuará apostando em streaming

Por Murilo Roncolato
Atualização:

SÃO PAULO – A locadora de filmes americana Blockbuster fechará as 300 lojas e centros de distribuição restantes da marca nos Estados Unidos, reduzindo oficialmente suas operações ao online. A empresa, nascida no Texas em 1985, chegou a ter 9 mil lojas de aluguel e venda de VHS e DVDs físicos no país, e já havia pedido concordata em 2010 após acumular dívida no valor de US$ 1 bilhão. Em 2011, foi comprada pela Dish Networks, mas não suportou a disputa de mercado de streaming digital, liderado pela Netflix.

 

PUBLICIDADE

O fechamento de portas será progressivo. A previsão da Dish Network Corporation é de que tudo esteja feito até o início de janeiro. O serviço de entregas de filmes pelos correios também será encerrado.

“Não é uma decisão fácil”, escreveu o CEO e presidente da Dish, Joseph Clayton, em um comunicado. “Mas a demanda do consumidor está se direcionando claramente para uma distribuição digital de vídeos de entretenimento.” Após pedir concordata em setembro de 2010, a empresa foi leiloada à Dish por US$ 320 milhões em abril do ano seguinte. Meses depois, buscando se adequar ao novo contexto, a Blockbuster fechou suas unidades no Canadá começou a oferecer serviço de streaming. Na mesma época a concorrente Netflix chegava ao Brasil e se preparava para avançar por toda a América Latina.

“Apesar de estarmos fechando nossos negócios de distribuição física, continuamos a ver valor na marca Blockbuster, e esperamos alavancá-la ao continuarmos a expandir nossas ofertas digitais”, disse Clayton. O anúncio sobre o fechamento das lojas não afeta necessariamente as franquias terceirizadas, que hoje, calcula-se, totalizam 50 em todo os Estados Unidos.

Brasil

A Blockbuster já havia extinguido sua presença física no Brasil em 2007, quando teve seus direitos comprados pela B2W, dona da Submarino e Shoptime. A controladora já havia encerrado o serviço de entrega em setembro no País, mas não interrompeu os postos de aluguel de DVDs localizados dentro de 190 unidades da Lojas Americanas.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.