Brasil lidera internet móvel

Pesquisa aponta Brasil como país que mais usa banda larga móvel na América Latina e que possui os maiores preços

PUBLICIDADE

Por Carla Peralva
Atualização:

O Brasil é o país da América Latina que tem maior penetração da banda larga móvel entre os usuários conectados, segundo uma pesquisa feita pela Frost & Sullivan. São 15 milhões de conexões desse tipo, o que corresponde a aproximadamente 3% da população da região.

PUBLICIDADE

Mas quantidade não é qualidade. O estudo também mostra que o Brasil é líder em custos nesse tipo de serviço, principalmente por causa da alta carga tributária. E, na análise da empresa, a média da velocidade da internet móvel na América Latina é baixa: entre 128 e 256 kilobits por segundo (Kbps).

Devido à limitada cobertura oferecida pelos serviços de banda larga fixa, como o DSL e o cable modem, a Frost & Sullivan aposta que a banda larga móvel irá superar a fixa nos próximos anos. A empresa espera que em 2015 a banda larga móvel chegue a 40% do total da população.

“Os investimentos na rede de banda larga móvel, a crescente necessidade por conexões móveis, o aumento do uso de aparelhos que possuem conectividade 3G – como smartphones, tablets e e-readers – e a escassa cobertura da banda larga fixa serão os principais motores desse mercado nos próximos anos”, explica José Roberto Mavignier, gerenciador da área de indústria da Frost & Sullivan.

A elevada carga de impostos e o atraso dos órgão reguladores para definir questões importantes que interferem no mercado de tecnologia estão entre os maiores desafios listados pela empresa para o crescimento da banda larga móvel na América Latina.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.