Busca social do Facebook chega a mais usuários

Graph Search, que pesquisa conteúdo compartilhado por amigos, é liberado para usuários que usam a rede em inglês

PUBLICIDADE

Por Filipe Serrano
Atualização:

Graph Search, que pesquisa conteúdo compartilhado por amigos, é liberado para usuários que usam a rede em inglês

SÃO PAULO – Lançado pelo Facebook em janeiro, o sistema de buscas Graph Search será liberado nas próximas semanas para todos os usuários dos Estados Unidos.O Graph Search aparece em uma barra de buscas, no topo da página da rede social, quando o usuário está logado.

 

PUBLICIDADE

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+ no Tumblr e no Instagram

O sistema permite fazer pesquisas entre o conteúdo compartilhado e publicado pelos amigos dos usuários e pessoas conectadas a eles. Por exemplo, é possível digitar “Amigos dos meus amigos que vivem em Londres”, ou “Fotos de amigos tiradas em São Paulo”, “Amigos que curtiram a página ‘X’”, entre diversas outras possibilidades (veja o teste do Link).

O Graph Search está disponível somente em inglês, para usuários que optaram pela versão norte-americana do Facebook. Usuários brasileiros podem testar a ferramenta alterando as informação de país de sua conta.

A barra do buscador aparecerá automaticamente ao longo das próximas semanas, segundo a empresa. Até então a ferramenta estava disponível para apenas alguns usuários que se inscreveram para testá-la. O Facebook não informou se haverá versões da busca social para outros idiomas.

“Os resultados do Graph Search são personalizados e únicos para cada usuário, baseado no conteúdo compartilhado com cada um”, disse o Facebook em comunicado. “Isso significa que se outra pessoa fizer a mesma busca, ela verá resultados diferentes porque ela tem amigos diferentes.”

Publicidade

Segundo o Facebook, nos últimos meses “dezenas de milhões” de usuários que já tinham acesso ao sistema ajudaram a melhorá-lo, em termos de velocidade, relevância dos resultados, interface e entendimento das palavras digitadas na pesquisa.

—-Leia mais:• Falha expõe usuários do Bang With Friends• Testamos a busca social do FacebookIdentidade indexada • Como não ser encontrado no Facebook • Facebook anuncia busca social

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.