Busk; mais um buscador. Vale a pena?

Empresa responsável pelo TEDXSP e pelo Vote na Web apresenta ferramenta de busca social

PUBLICIDADE

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:

A WebCitizen é uma empresa nova que já rendeu frutos interessantes como o TEDXSP e o Vote na Web. Agora eles partem para uma nova empreitada — nova entre aspas, porque o embrião do projeto começou há cinco anos. O Busk é um misto de ferramenta de buscas, bookmark e compartilhamento — mas de uma maneira diferente.

“No Busk é possível assinar o tema da busca, e não os sites”, diz Helder Araújo, criador da ferramenta. “Nós pensamos em três pilares: encontrar, colecionar e compartilhar. Conseguimos reunir algo que nunca foi feito”.

A busca ainda está com algumas falhas e é um pouco imprecisa. Mas apareceram alguns conteúdos bem diferenciados e de fato relevantes, o que pode ser um ponto positivo – dependendo do tempo que você tem para navegar. Se quiser uma resposta rápida e eficiente, vá para o Google.

Os usuários ficam com suas buscas salvas e as compartilham com os amigos — tudo com texto integral, sem a necessidade de sair da ferramenta para ter acesso ao conteúdo.

PUBLICIDADE

A ferramenta começou a ser desenvolvida, conta Araújo, “no melhor estilo startup”. “A principal motivação foi criar conversação e debates. Há um estudo que afirma que 75% do conhecimento que a pessoa adquire na vida é de maneira informal”, diz ele.

Os desenvolvedores estão otimistas. Dizem que o Brasil sempre foi ‘early adopter’ — bastante receptivo a novas tecnologias — e conseguiu aumentar em massa o acesso a algumas novas ferramentas na web. Mas sempre foram novidades de fora. “Nunca produzimos nada que fosse relevante para fora”, diz Araújo.

O Busk está em versão ‘beta constante’, mas já dá para experimentar: http://busk.com

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.