Página no Facebook recebeu centenas de matérias, fotos, vídeos e GIFs animados sobre o cantor
SÃO PAULO – O conceito de “crowdsourcing” ainda não havia chegado às biografias. Com o lançamento da comunidade Biografia do Caetano no Facebook na semana passada, a lacuna foi preenchida.
Criada pelos fundadores da Agência Mojo, em poucos dias a página foi inundada de links para matérias, fotos, entrevistas, vídeos e GIFs animados do compositor. Na sexta-feira, contava com quase 3.800 fãs. “No primeiro dia, recebemos mais de 300 colaborações. No segundo, já havia mais de 800 para analisar”, conta Danilo Corci, um dos sócios da Mojo.
O projeto faz parte do relançamento da editora da agência, a Mojo Books. De quebra, ironiza o posicionamento de artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil e o próprio Caetano, que fazem campanha contra mudanças no Código Civil que facilitarão as biografias não oficiais.
Ainda assim, Paula Lavigne, empresária do cantor, elogiou a comunidade. Os sócios da Mojo desconfiam: “Falar que ela ‘gostou’ é uma maneira de tentar esvaziar a iniciativa.”
E por que Caetano foi escolhido para o projeto? “Por que um dia ele cantou ‘É Proibido Proibir”, brinca Corci.
—Leia mais: • Link no papel – 14/10/2013