PUBLICIDADE

'Clientes não são produtos', afirma presidente da Apple, Tim Cook

Presidente executivo da Apple voltou a criticar Facebook e pedir regulamentação para empresas que usam dados pessoais

Por Redação Link
Atualização:
Crítica. Tim Cook defende proteção de dados de usuários Foto: AP/Charles Rex Arbogast

O presidente executivo da Apple, Tim Cook, voltou a defender a necessidade de regulamentação de empresas que têm modelos de negócio baseados no uso de dados pessoais de usuários, como é o caso do Facebook.

PUBLICIDADE

“Eu acho que a melhor regulamentação é autorregulamentação”, disse Cook ontem, em entrevista ao site de tecnologia Recode. “Mas acho que já passamos desse ponto (no caso do Facebook).”

O executivo foi questionado pelo Recode em relação ao que faria, caso estivesse na posição de Mark Zuckerberg, presidente executivo do Facebook. “Eu nunca estaria nessa posição”, ele respondeu. 

“A verdade é que a Apple poderia ganhar muito dinheiro monetizando as informações dos nossos clientes, mas para nós eles não são um produto. Então, tomamos a decisão de não fazer isso.”

Esta foi a segunda vez na última semana que o executivo fez críticas ao recente escândalo envolvendo o uso ilícito de dados de 50 milhões de usuários do Facebook pela empresa de inteligência Cambridge Analytica.

No último sábado, Cook afirmou que é necessário que os Estados Unidos tenham uma lei robusta que diminua o acesso de empresas aos dados pessoais de seus usuários. O executivo disse que não deveria ser permitido, por exemplo, que as empresas de tecnologia tivessem tantos acessos a dados como telefone, e-mails e mensagens de seus clientes. Na ocasião, Cook defendeu que a lei fosse elaborada “com cuidado” pelos órgãos competentes.

Coro. A presidente da IBM, Ginni Rometty, também engrossou o coro de figuras públicas do setor de tecnologia pedindo regulamentação para o uso de dados pessoais.

Publicidade

“Empresas que usam dados dos usuários precisam dizer a eles que isso está sendo feito. É a única maneira de evitar uma surpresa negativa”, disse. Ela também defendeu ferramentas para impedir o compartilhamento de dados com terceiros.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.