Conectividade será estrela na CES

Uma tendência crescente, mostrada nas últimas edições da CES, é a interconectividade. Hoje em dia, um aparelho precisa ser como um canivete suíço, com múltiplas funções. E a função mais importante é a capacidade de acessar conteúdo da web e de outros aparelhos.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O salto inicial foi dado pelos televisores capazes de acessar a web, lançados no ano passado. O negócio é tão sério que o Yahoo tem investido pesado na criação de conteúdo específico para ser acessado por televisores. Existe inclusive uma versão do YouTube formatada para acesso por televisores de última geração. Serviços como o Picasa já podem ser utilizados diretamente pelos televisores da Panasonic.

PUBLICIDADE

Além de acessar conteúdo da rede, os aparelhos também compartilham conteúdo baixado. Tanto o Windows 7 quanto o Mac OS Snow Leopard permitem que sejam formadas redes domésticas de compartilhamento, que podem ser acessadas por aparelhos de Blu-ray, videogames de última geração, reprodutores de mídia como o iPod e o Zune e até aparelhos telefônicos de última geração.

A próxima fronteira da conectividade será mostrada na CES sob a forma de e-readers e tablets muito mais versáteis. Não basta apenas acessar uma loja online de livros. O desafio é acessar tudo o que o usuário mantém guardado no HD de casa ou na nuvem. E muitos fabricantes sinalizam que isso será realidade ainda em 2010.

A transformação da conectividade também será mostrada sob a forma de computadores mais baratos que dão inteligência às casas. Uma pequena central de controle pode monitorar o uso de energia e wi-fi da casa, racionalizando o consumo e redirecionando a banda para onde ela é mais necessária. E isso não é ficção: protótipos dessa tecnologia já foram mostrados em outubro passado no Japão.

A rede 4G é o elo final que promete interconectar todos os nossos aparelhos. Poucos lugares, mesmo nos EUA, contam com cobertura WiMax, mas quando o padrão estiver disseminado – e há enormes promessas que nessa CES o WiMax será uma das estrelas – todos os nossos dispositivos estarão eternamente conectados à rede, em altíssima velocidade e com um consumo energético pequeno.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.