Nova ferramenta de assistente de voz da Nuance poderá ser integrada a aplicativos; ele reconhece qual pessoa está falando
SÃO PAULO – A assistente pessoal do iPhone 4S, a Siri, ganhou uma rival nesta segunda-feira, 6. É a Nina, um serviço da Nuance Communications para iPhone e Android que pode ser adotado por empresas para identificar os comandos de voz do usuário e interagir com ele, oferecendo respostas e soluções para as perguntas da pessoa.
—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+ no Tumblr e no Instagram
Ele ainda está disponível apenas em inglês norte-americano, britânico e australiano, mas deve chegar a outros idiomas neste ano.Segundo a Nuance, a Nina — abreviação para Nuance Interactive Natural Assistant (Assistente Interativo e Natural da Nuance) — pode até diferenciar a voz da pessoa com que está “conversando”.
Porém, diferentemente da Siri ou do aplicativo de reconhecimento de voz Dragon Dictation, da Nuance, a Nina não é um programa que pode ser instalado. Empresas e desenvolvedores é que criam as aplicações usando o seu sistema. Já há até um kit de desenvolvimento e API para programadores que quiserem experimentar. Com isso, será possível por exemplo pagar contas no aplicativo do banco, segundo a empresa.
Veja como ela funciona:
—-Leia mais: • A voz do futuro