De onde vêm as peças da Apple

Empresa concentra suas forças em indústrias asiáticas; Brasil aparece com uma fábrica

PUBLICIDADE

Por Vinicius Felix
Atualização:

Empresa concentra suas forças em indústrias asiáticas; Brasil aparece com uma fábrica 

PUBLICIDADE

SÃO PAULO – De onde vêm as peças do iPhone? Se você pensou em China, acertou. Mas o país asiático não é o único fornecedor da Apple – a fabricante compra peças de empresas em quase todos os continentes.Baseado na lista de fornecedores divulgada pela Apple no mês passado, o site Chine File produziu um mapa interativo para demonstrar o domínio de fornecedores asiáticos para a empresa norte-americana.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+no Tumblr e no Instagram

As indústrias listadas são os principais fornecedores de matéria-prima, componentes ou responsáveis pela montagem final dos produtos Apple. Das 748 fábricas presentes na lista, mais de 600 estão localizadas na Ásia. O continente é seguido pela América do Norte (84) e Europa (46). Na América do Sul, o Brasil é o único que sedia uma empresa: a Foxconn.

De acordo com o Chine File, esta é a segunda vez que a Apple lança os endereços detalhados dos fornecedores. Desde 2012 a Apple conta com auditoria da  Fair Labor Association, responsável por reconhecer no ano passado os problemas nas condições de trabalho dos operários da Foxconn.

A versão interativa está disponível no Chine File.  A lista completa está aqui.

 Foto:
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.