Dono da Lavabit vai liberar código ao público

Ladar Levison, que criou sistema de email usado por Snowden, quer incentivar segurança nas comunicações

PUBLICIDADE

Por Bruno Capelas
Atualização:

Ladar Levison, que criou sistema de email usado por Snowden, quer incentivar segurança nas comunicações

 Foto:

SÃO PAULO – O dono da Lavabit, Ladar Levison, revelou à Reuters americana que planeja distribuir publicamente o código de programação que mantém a segurança de seu serviço, como uma forma de incentivar o desenvolvimento de programas tão seguros quanto os seus.

 

PUBLICIDADE

A intenção de Levison, que quer trabalhar com antigos concorrentes e novos programadores, é criar um sistema de email aberto desenhado para proteger a privacidade de qualquer usuário da lei, bem como de hackeamentos e corrupção.

“É possível que existam 100 Lavabits se eu revelar o código”, disse ele à Reuters, na mesma semana em que o Washington Post revelou que a agência de segurança americana NSA violou os centros de dados de Yahoo! e Google.

A Lavabit, serviço de email privado que tinha cerca de 400 mil usuários quando foi encerrada, se tornou conhecida recentemente por ser o serviço de email utilizado pelo informante Edward Snowden para revelar segredos da NSA a jornalistas.

Depois de sofrer pressões por parte do FBI para quebrar o sigilo de seus assinantes, Levison decidiu fechar o site, como uma maneira de manter seus clientes seguros. O empresário também iniciou uma batalha na Justiça contra o governo dos EUA, que, ao investigar a empresa, estaria violando a Quarta Emenda da Constituição do país.

—-Leia mais: • Snowden é contratado por site russo • Site de torrents isoHunt é reaberto

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.