PUBLICIDADE

Drone cai do céu e atinge atleta na Austrália

Veículo caiu de altura de 10 metros e acertou corredora na cabeça, que levou três pontos

Por Camilo Rocha
Atualização:
 Foto:

SÃO PAULO – Um drone caiu do céu e atingiu uma triatleta durante uma corrida na Austrália. Raija Ogden levou três pontos na cabeça depois que um veículo aéreo que filmava a prova despencou sobre ela de uma altura de 10 metros.

PUBLICIDADE

O drone pertencia a uma empresa de vídeo local. Segundo seu operador, Warren Abrams, o aparelho saiu de seu controle ao ser ”hackeado”, possivelmente por alguém próximo usando um celular. “Tenho o drone há mais de um ano e é a primeira vez que isso acontece”, disse Abrams.

“Meu cabelo ficou completamente vermelho com sangue. Não cheguei a cair no chão, mas sentei porque achei que ia desmaiar”, disse Raija ao jornal West Australian. A autoridade de aviação civil da Austrália investiga a ocorrência. Segundo a legislação local, drones de uso comercial precisam ficar a 30 metros de distância das pessoas.

Em fevereiro, a brasileira Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou uma proposta para regulamentar a operação de drones que não são usados para lazer, esporte ou competição. Documentos da agência propõem permitir a operação de drones em áreas públicas abertas quando o equipamento pesar mais de 25 quilos e voar abaixo de 400 pés (120 metros), o que autoriza aeronaves desse tipo a monitorar manifestações de rua, por exemplo. O plano da Anac é aprovar esse regulamento até o fim do ano, após receber contribuições do público.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.