SÃO PAULO – O Facebook anunciou nesta quinta, 17, que começou testes de um novo botão a ser utilizado para compras. O botão “Comprar” (Buy, em inglês) deve aparecer nas janelas de anúncios, veiculados no feed de notícias dos usuários e em páginas da rede social.
Segundo o comunicado, o botão permitirá que o usuário adquira o produto sem deixar a rede social.
“Construímos esse recurso com privacidade em mente, e tomamos alguns passos para tornar essa experiência de pagamento segura”, diz a nota. Entre as medidas, anunciam que informações relativas ao cartão de crédito usado nas transações não serão compartilhados com os anunciantes.
O botão, em fase de testes, está disponível para um número limitado de empresas, de porte pequeno ou médio nos Estados Unidos.
O plano de lançar um botão “comprar” já havia sido comentado pela empresa em janeiro deste ano. Na época, o botão se chamaria “Shop now” (compre agora).
O Facebook possivelmente já testava a possibilidade de um caminho fácil para adquirir produtos ou ao menos demonstrar interesse por eles desde 2012. Naquele ano, um desenvolvedor descobriu por acaso a existência de um botão “Querer” (want, em inglês).
Concorrência
Um botão “Buy now” (comprar agora) apareceu nos posts do Twitter. Segundo o Mashable, o botão apareceu exclusivamente em tweets de uma empresa chamada Fancy – da qual o cofundador do Twitter Jack Dorsey é membro do conselho –, mas nada acontecia quando clicado.