Gigante na China; buscador Baidu estreia no Brasil

Empresa havia chegado ao País em novembro de 2013, mas sem seu principal produto, que conta com temas em tendência e interface limpa

PUBLICIDADE

Por Bruno Capelas
Atualização:
 Foto:

SÃO PAULO – Segundo maior buscador do mundo e conhecido por aí como “Google chinês”, o buscador Baidu finalmente começou a funcionar no Brasil nessa quinta-feira, 19. Disponível no endereço br.baidu.com, a interface do motor de buscas chinês é bastante simples, permitindo busca por links, vídeos ou imagens, como no seu principal concorrente.

Além disso, a tela inicial mostra links para alguns dos principais sites e portais visitados pelos usuários de internet brasileiros, a fim de sugerir para qualquer pessoa que o Baidu possa ser sua página inicial.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Quando a busca é executada, o Baidu também mostra resultados bastante semelhantes ao do Google. No exemplo acima, a pesquisa pela banda Legião Urbana mostrou recursos multimídia, como vídeos, e, do lado direito da tela, um resumo da carreira do grupo gerado a partir da Wikipedia.

Outra particularidade do Baidu é que, em uma seta de sua barra de pesquisas, é possível descobrir os assuntos que estão sendo mais procurados naquele momento.

 

Com escritório no Brasil desde 2012, o Baidu começou a operar por aqui apenas em novembro de 2013, com softwares e serviços online, como o PC Faster e o diretório de sites Hao 123. Hoje, o Baidu é o site mais acessado da China e o quinto mais acessado do mundo, com valor de mercado próximo aos do US$ 50 bilhões.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.