O Google planeja comprar a empresa de tecnologia em viagens ITA Software, em um negócio de US$ 700 milhões, que pode dar ao gigante das buscas informações mais completas sobre os voos de companhias aéreas.
“Claramente existe mais espaço para competição e inovação” no mercado online de viagens, disse Eric Schmidt, CEO do Google, em uma conferência por telefone.”Vamos melhorar a forma como as informações sobre voos são organizadas.”
A ITA Software, criada por cientistas da computação do MIT em 1996, desenvolve tecnologias usadas nos sistemas de reservas de voos em diversas companhias aéreas. Atualmente a empresa tem 500 funcionários.
Tais ferramentas devem ajudar o Google a melhorar a qualidade dos resultados de buscas sobre reservas de voos ou de outros detalhes durante o planejamento das viagens.
Eric Schmidt disse que os consumidores serão os principais beneficiados pelo negócio, mas ele previu que o Google também poderia atrair mais clientes para as companhias aéreas e agências de viagens.
O Bing, o buscador da Microsoft, tem atraído mais pessoas com ferramentas que ajudam a calcular quando os preços das passagens aéreas devem subir ou cair. O Bing Travel é um dos diversos serviços focados em viagens que busca em diversos sites as melhores ofertas de passagens e redirecionam os usuários que querem comprá-las.
A compra da ITA Software ainda deve ser examinada pelas agências reguladoras antitruste, considerando que o Google já reina como a empresa mais poderosa da internet. A Comissão Federal de Comércio (FCC, na sigla em inglês) conduziu uma análise por mais de seis meses antes de aprovar a última aquisição do Google, que pagou US$ 750 milhões pela AdMob, uma empresa de anúncios em celulares. O Google não deu expectativas para a aprovação da compra da ITA Software.
(ASSOCIATED PRESS)