PUBLICIDADE

Google fecha acordo sobre livros digitais

Associação de editoras dos Estados Unidos finalmente acertam acordo com o Google sobre a digitalização de obras protegidas

Foto do author Anna Carolina Papp
Por Anna Carolina Papp
Atualização:

Associação de editoras dos Estados Unidos finalmente acerta acordo com o Google sobre a digitalização de obras protegidas

PUBLICIDADE

SÃO PAULO – Após sete anos de batalhas legais, o  Google chegou a um acordo com a Associação Americana de Editoras (AAP, na sigla em inglês) para oferecer versões digitalizadasde livros e jornais protegidos por direitos autoraisno Library Project, sua biblioteca online. A informação foi dada nesta quinta-feira, 4, no blog do Google.

—-• Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+, no Tumblr e no Instagram

Segundo a empresa, pelo acordo, que ”reconhece os direitos e interesses dos detentores de copyright”, as editoras norte-americanas podem escolher entre manter disponíveis ou remover suas publicações do Library Project.

“O Google é uma empresa que coloca inovação à frente de tudo o que faz”, escreveu David Drummond, vice-presidente sêniore diretor jurídico da empresa. “Ao deixar este litígio com as editoras para trás, podemos nos manter focados em nossa missão principal e trabalhar para aumentar o número de livros disponíveis para educar, estimular e entreter os nossos usuários através de Google Play”, completou.

 Foto:

No Library Project, o Google agrega diversas bibliotecas para incluirlivros e jornais no Google Books. Como em um catálogo, o usuário pode obter informações sobre o livro desejado e, em alguns casos, também pequenos trechos com algumas frases do termo pesquisado.

Pelo Google Books, é possível visualizar até 20% do livro e depois comprar a versão completa na Google Play, loja virtual da empresa. Pelo acordo de hoje, livros digitalizados no Library Project podem aparecer em uma busca no Google, com suas informações disponíveis aos usuários.

Publicidade

O processo foi aberto contra a empresa em 2005,por cinco editoras integrantes da AAP:McGraw-Hill Companies, Pearson Education,Penguin Group (EUA), John Wiley & Sons e Simon & Schuster.

No entanto, o novo acordo não influencia o atual processo que o Google enfrenta com a Authors Guild, organização que representa os escritores.

—-Leia mais:Apple sofre processo por fixar preço de e-bookGoogle e La Martinière chegam a acordo sobre digitalização

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.