Google gera US$ 54 bilhões para os EUA

Empresa divulga relatório sobre a movimentação dos serviços de anúncios

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:

O Google, proprietário do mecanismo de busca mais popular do mundo, gerou US$ 54 bilhões em atividade econômica nos EUA no ano passado em publicidade online, mesmo com a desaceleraão econômica.

PUBLICIDADE

A companhia de internet ajudou a gerar lucro para anunciantes, sites e organizações não governamentais, revelou um relatório do Google. Pela primeira vez, isso aconteceu em todos os 50 Estados americanos. O maior benefício foi na Califórnia: US% 14,1 bilhões.

“Nós fazemos a maior parte do nosso lucro dos anúncios que são mostrados próximos aos resultados de busca, ou em sites dos nossos parceiros”, disse o relatório da empresa baseada em Mountain View, na Califórnia. “Por meio desses programas de publicidade, nós ajudamos muitos outros a ganharem a vida também”.

O Google, que registrou US$ 23 bilhões em lucro no ano passado, está procurando por mais clientes em meio à competição com rivais como Facebook e Twitter. No total, a fatia da publicidade direcionada à internet aumentará de 13%, em 2009, para 17% em 2010.

O impacto econômico deste relatório reflete o lucro gerado pelo mecanismo de busca do Google e o AdWords, programa que relaciona os resultados com os anúncios. Também está inclusa a quantia que o Google paga para os sites que têm anúncios, bem como subvenções à organizações não governamentais, diz a companhia.

“Nós estimamos conservadoramente que para cada US$ 1 gastos no AdWords, eles recebem uma média de US$ 8 de lucro”, diz o relatório.

A companhia diz que a estimativa global não inclui benefícios econômicos como tornar mais fácil para os consumidores encontrar informações, ou os impactos dos gastos dos próprios funcionários do Google.

Publicidade

(via Bloomberg)

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.