Google lança 'carteira eletrônica'

A gigante de buscas confirma o desenvolvimento do 'Google Wallet' sistema de pagamento móvel ao lado da MasterCard

PUBLICIDADE

Por Murilo Roncolato
Atualização:

O Google confirmou rumores sobre o desenvolvimento de um sistema de pagamento móvel próprio. A empresa reuniu a imprensa nesta quinta-feira, 26, para anunciar o ‘Google Wallet‘, sistema feito em parceria com MasterCard, Citi, First Data e a operadora Sprint. O serviço ainda está sendo testado “localmente” e deve chegar “logo” ao mercado, afirma o Google em seu blog.

PUBLICIDADE

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

O Google chama a novidade de “carteira digital” (digital wallet), isso porque além de compras online e em lojas físicas feitas usando apenas o celular, o ‘Google Wallet’ deve ainda arquivar informações de fidelidade, bônus, vales, etc. Para efetuar o pagamento, o consumidor deve apenas encostar o aparelho celular em terminal identificado (sistema PayPass, da MasterCard) e digitar a senha. A transferência — e a identificação de descontos por pontos, por exemplo — é automática.

O Google planeja também oferecer um serviço de cartões pré-pago, que poderiam receber recursos oriundos de contas de outras redes de cartões (não é necessário um MasterCard do Citi) e gastos via celular.

1) Procure por estes símbolos no pagamento, 2) Encoste seu telefone no leitor. Seu aparelho enviará o pagamento, e, em alguns estabelecimentos, ofertas e informações de fidelidade  

O serviço estará disponível apenas nos Estados Unidos para clientes da operadora Sprint e que possuam o smartphone Nexus S 4G, do Google, lançado em março deste ano e fabricado pela Samsung. O mecanismo funciona apenas no aparelho por enquanto, mas deve ser ampliado para outras marcas “ao longo do tempo”, diz o Google em seu blog.

A tecnologia necessária para o funcionamento do serviço chama-se Near Field Communication (NFC), que permite transmissão rápida de dados entre terminais a curtas distâncias.

O Google Wallet vem à tona após o anúncio pela Visa, concorrente da MasterCard, de que estaria desenvolvendo em parceria com Bank of America e outros bancos um sistema de pagamentos através de smartphones. Segundo a empresa, o serviço deles estaria disponível no mercado “a partir da metade do ano”.

Publicidade

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/gZGoXvzW4WU" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

—-Leia mais:Radar Tecnológico: Google confirma Wallet

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.