Google quer alterar cidades no Street View para fazer publicidade

O Google pode estar sentado em uma mina de ouro. Isso porque a empresa já patenteou uma técnica que irá permitir trocar os anúncios reais captados nas ruas de cidades pelo Street View por anúncios digitais que o próprio Google irá comercializar – porém isso valerá apenas para publicidades antigas, aquelas que estão abandonadas. Imagine que a placa perto da sua casa que estampa Mappin ou o número de um vereador na eleição de 2008, na versão digital exibirá o logo da Coca-Cola ou de qualquer marca que compre o espaço virtual. Podem não ser tantos os espaços de publicidade “abandonados” por ai, mas se considerarmos que as maiores cidades dos EUA e do mundo já foram registradas pelo Google Street View, o caminho para Eldorado parece ser certo.

PUBLICIDADE

Por Fernando Martines
Atualização:

Ou quase certo. A ideia de trocar publicidade real por anúncios virtuais irá com certeza esbarrar em protestos de diversas partes. E o dono do espaço físico, como fica? Se eu tenho um muro com uma publicidade obsoleta, que é trocada no Street View por algo novo, eu ganharei algo por isso? E o anunciante que pagou pelo anúncio que já ficou velho? Além disso, o projeto é uma mudança de conceito: o objetivo do Street View é fazer com que as pessoas conheçam as cidades sem sair de casa. Se o Google apresentar uma realidade alterada, as pessoas não conhecerão Nova York ou Paris, mas sim as “versões Google” dessas cidades.

PUBLICIDADE

Mesmo com tantos possíveis entraves, o projeto tem um potencial enorme. Até porque a publicidade que o Google pretende colocar nas ruas virtuais será direcionada (os anúncios irão aparecer aos usuários conforme o que eles pesquisam na busca do Google. Quem googla “Crepúsculo”, por exemplo, será perseguido por outdoors virtuais com o cartaz do novo filme) e multimídia (ao invés de imagens estáticas, a publicidade poderá ser feita por vídeos, textos, infográficos 3D e por ai vai).

Se o Google superar os empecilhos e massificar o acesso ao Google Street View (fazendo isso pela expansão das cidades mapeadas e pelo acesso por GPS ao serviço), os anúncios virtuais nas cidades reais podem dar um lucro enorme para a empresa.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.