PUBLICIDADE

Google Street View começa a registrar SP e RJ

Desde ontem, paulistanos e cariocas têm sido surpreendidos por um carro bem diferente aos que estão acostumados a ver nas ruas de São Paulo e Rio de Janeiro. Seria um automóvel normal – um Fiat Stilo vermelho – não fosse ele ter, saindo de seu teto, uma torre com diversas câmeras. É o projeto Google Street View, no qual carros passam pelas ruas da cidade fotografando em todas as direções. Após a cidade ser toda captada, as imagens são disponibilizadas para que qualquer um possa “andar” pelas ruas pela internet, usando o Google Maps (veja como funciona aqui).

Por Fernando Martines
Atualização:

Durante um período de 3 a 4 meses, 30 carros equipados com nove câmeras irão registrar as imagens de São Paulo e Rio de Janeiro. As máquinas fotografam 360 graus no eixo horizontal e 290 graus no vertical. Após esta primeira etapa, as imagens irão passar por um tempo quase igual ao de capturar as imagens, no qual serão tratadas para depois serem disponibilizadas no Google Maps.

Apesar de estar estreando nas duas maiores cidades do País, o projeto já foi iniciado no Brasil. Os carros do Google Street View registraram a cidade de Belo Horizonte e agora as fotos estão passando pelo tratamento para irem ao ar. A previsão para que São Paulo e Rio de Janeiro tenham as imagens de suas ruas no projeto é para o segundo semestre deste ano.

Paris registrada pelo Google Street View

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.