PUBLICIDADE

Impressora 3D de sorvete é inventada por estudantes do MIT

Projeto de conclusão de curso de pós-graduação surgiu do desejo de incentivar crianças a fazerem experimentos científicos

Por Bruno Capelas
Atualização:
 Foto:

SÃO PAULO – Se você cresceu entre os anos 80 e 90, é bastante possível que você já teve ou quis ter uma “fabriquinha de sorvete” para tomar o seu gelado a hora que quisesse. Agora, que tal se você puder fazer o sorvete que você quiser, no formato que você quiser, com uma impressora 3D?

PUBLICIDADE

Foi o que pensaram três estudantes de pós-graduação do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que desenvolveram uma versão modificada de uma impressora 3D, conectada a uma máquina de fazer sorvete de massa. “Precisamos primeiro imprimir o sorvete em um ambiente resfriado, para que o sorvete mantenha sua forma depois de fabricado”, contaram eles ao site 3Ders.

O sorvete é feito em camadas: a primeira camada cai sobre uma superfície resfriada por nitrogênio líquido, que consegue congelar a massa. Depois disso, vem a segunda camada, e assim por diante, em um processo que dura entre 15 e 30 minutos.

“Imagine essa tecnologia sendo usada no mercado. Você vai a uma sorveteria e, depois de 15 minutos recebe um sorvete na forma que escolheu”, disseram os estudantes. “E mais importante, óbvio: nós também queremos tomar o sorvete depois que ele estiver pronto!”.

Por enquanto, a máquina de fazer sorvete 3D é apenas um conceito, mas os estudantes pretendem continuar trabalhando em cima disso. Enquanto isso, já é possível tomar um sorvete em forma de estrelinha. Duvida? Então veja o vídeo abaixo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.