PUBLICIDADE

Mercado mundial de PCs encolhe 11%

Resultados do segundo trimestre de 2013 mostram quinta queda consecutiva frente aos tablets

Por Camilo Rocha
Atualização:

Resultados do segundo trimestre de 2013 mostram quinta queda consecutiva frente aos tablets

SÃO PAULO – Vendas globais de computadores pessoais despencaram 10,9% no segundo trimestre. É a quinta queda consecutiva em um mercado abalado pela popularidade dos tablets. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira, 10, pela empresa de pesquisas Gartner.

 Foto:

PUBLICIDADE

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+ no Tumblr e no Instagram

É o mais longo declínio na história da indústria dos computadores. Nesse cenário, a Lenovo passou a ser a fabricante com a maior fatia de mercado (16,7%), ultrapassando a Hewlett-Packard no último trimestre.

“O encolhimento do mercado dos PC está diretamente amarrado a uma decrescente base instalada de PCs, enquanto tablets baratos substituem os modelos mais econômicos usados principalmente para o consumo em mercados maduros e desenvolvidos”, o analista Mikako Kitagawa, da Gartner, disse num comunicado à imprensa.

No mesmo dia, a empresa de pesquisas IDC disse que as vendas de PC caíram 11,4% no segundo trimestre, um resultado um pouco melhor do que o esperado.

“Com os resultados do segundo trimestre tão próximos do previsto, ainda estamos procurando alguma melhoria no crescimento durante a segunda metade do ano”, disse o analista Jay Chou no informe do IDC.

Publicidade

Fabricantes de PCs venderam 76 milhões de computadores no trimestre de junho, em comparação com 85,3 milhões no mesmo trimestre ano passado, reportou a Gartner.

Enquanto isso, a IDC brasileira divulgou números ruins também para o mercado brasileiro de PCs. Foram vendidos 3,4 milhões de computadores no País no primeiro trimestre de 2013, 10% a menos que o mesmo período ano passado (com -11% para desktops e -9% para notebooks).

/ com Reuters

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.