Microsoft mostra IE9 nesta quarta

Nova versão promete mais agilidade para processar imagens e gráficos em HTML5

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:

A Microsoft lançará nesta quarta-feira, 15, a primeira versão beta do seu novo navegador, o Internet Explorer 9 (IE9), a aposta da empresa para competir com o Firefox, da Mozilla, e o Chrome, do Google, cada vez mais populares.

PUBLICIDADE

A apresentação do novo Explorer acontece a partir das 15 horas (horário de Brasília), em um evento batizado de “Beauty the Web” (Embeleze a web, em tradução livre), no auditório San Francisco Center, na cidade californiana.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

Apesar do domínio do navegador da Microsoft, sua participação de mercado tem perdido espaço nos últimos anos para propostas mais dinâmicas, primeiro do Firefox e depois do Chrome.

Os analistas preveem que o IE9 deve ficar esteticamente e tecnicamente parecido com seus rivais e que tentará superá-los em velocidade.

Recentemente, a Microsoft mostrou alguns dos pilares básicos do IE9 e adiantou algumas informações em eventos.

Em março, ela disponibilizou aos programadores uma prova do que está por trás da plataforma, para saber as reações ao novo produto. A versão de testes foi baixada mais de 2,5 milhões de vezes.

Publicidade

Uma das novidades já conhecidas da nova versão é a capacidade de processar imagens e páginas em HTML5 com mais velocidade, segundo analistas, mais rápido que os concorrentes.

Em termos visuais, tudo aponta que o IE9 deve ficar mais simples de usar, em sintonia com os outros navegadores, de acordo com imagens do navegador supostamente filtradas de um grupo da Microsoft por uma página russa.

É de se esperar que o IE9 seja mais intuitivo que a última versão 8, a mais utilizada de todas atualmente.

Desde 1995, quando lançou o primeiro Internet Explorer, a Microsoft viu seu domínio cair de 95% dos computadores até 60% em abril.

Em 2009, as versões 6 e 7 perderam 13% e 20% respectivamente de presença na web, tanto por causa da atualização para o IE8 quanto para browsers concorrentes.

Ao todo, o Internet Explorer perdeu 7,8% de participação. O Firefox atualmente responde por 22% do tráfego na internet e o Chrome, 7%, segundo dados da Net MarketShare.

(EFE)

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.