Miles Davis 8-bit

PUBLICIDADE

Por Alexandre Matias
Atualização:

O clássico Kind of Blue, disco que deu início ao cool jazz e à carreira do Picasso da música popular que é Miles Davis, completou 50 anos nesta segunda-feira e de todos os tributos imagináveis, nenhum soa mais curioso do que o disco cogitado pelo americano Andy Baio. Ele reuniu músicos da cena chiptune para gravar uma homenagem 8-bit ao marco zero da carreira de Davis.

PUBLICIDADE

Chiptune? É o nome dado pro estranho gênero musical que consiste em tocar músicas como se elas fossem trilhas sonoras de computadores e games dos anos 80. Com poucos recursos tecnológicos e timbres sintetizados quase à caricatura, os nomes desta cena musical se contentam em fazer música como se fossem um videogame de segunda geração.

E foi com esta classe de artistas que Bayo topou o projeto Kind of Bloop, que será lançado ainda este mês. Nomes como Ast0r, Disasterpeace, Sergeeo, Shnabubula e Virt ajudaram a dar vida ao projeto de estimação de Bayo, que, finalmente vê a luz do dia (dá pra ter uma ideia do que vem por aí no site do projeto, que permite ouvir trechos das faixas).

O projeto contou com a infraestrutura oferecida pelo site Kickstarter, que permite que se realize projetos com a colaboração de internautas. Bayo estipulou quanto precisaria para bancar o disco – desde pagar tanto os artistas quanto à editora de direitos autorais de Miles Davis até enviar o disco físico para quem contribuiu com a primeira parte do projeto – e colocou o projeto numa espécie de leilão às avessas. Assim, quanto mais gente topava bancá-lo, mais rápido o disco ficou pronto.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.