Nos EUA; orgão investigará relação entre blogueiros e empresas

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Por Rafael Cabral
Atualização:

Muita gente vai atrás da opinião de blogueiros antes de comprar um produto eletrônico, um livro, ou mesmo antes de viajar. O que pouca gente leva em conta é que essas pessoas podem estar ganhando dinheiro para elogiar certas marcas. É isso que a Federal Trade Comission, órgão responsável pela concorrência e defesa do consumidor nos EUA, está planejando investigar.

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A FTC quer repreender blogueiros que elogiam produtos sendo pagos ou recebendo ‘mimos’ – e que não deixam isso claro. Isso faria com que eles, pela primeira vez, tivessem que responder às regras impostas pela comissão, visando um comércio transparente. O lado ruim é que o governo também monitoraria o que os blogueiros falam e fazem.

“As novas regras, que devem ser aprovadas até o fim desse verão, devem deixar claro que a agência poderá sim ir atrás dos blogueiros, assim como das companhias que os compensam”, diz o relatório da agência.

As regras prometem ser duras, e devem atingir todos os links que envolvam algum tipo de comissão, como indicações de músicas no Amazon MP3 ou iTunes.

“Se você acha que alguém está te dando opiniões independentes, e essa pessoa tem um motivo econômico escondido, essa é uma informação que o consumidor deve saber”, disse ao New York Times um representante da agência, Rich Cleland.

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